Solanin # 1

Por Rodrigo A. Machado
Data: 21 dezembro, 2015

Solanin # 1Editora: L&PM – Série em dois volumes

Autor: Inio Asano (roteiro e arte).

Preço: R$ 17,90

Número de páginas: 208

Data de lançamento: 2011

Sinopse

Meiko e Taneda são namorados e terminaram a faculdade há pouco tempo. Os dois dividem um apartamento próximo a Tóquio. Ambos estão cansados de suas vidas monótonas, em que passam a maior parte do tempo em um trabalho tedioso num escritório. Então, decidem mudar em busca de algo que realmente gostem de fazer.

Positivo/Negativo

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.” – Confúcio.

Se existe algo que o autor Inio Asano sabe fazer é prender a atenção do leitor. E Solanin não é uma trama de suspense, mas sim um slice of life, ou seja, é uma história que conta o cotidiano de pessoas comuns.

O autor faz o leitor pensar na vida, com um roteiro simples e cativante e personagens muito bem construídos e cheios de defeitos. Talvez esteja aí a grande sacada.

Hoje é raro encontrar alguém que trabalhe com algo que realmente goste. Claro que há exceções, mas este tema vem sendo muito tratado na internet e em livros. As pessoas trabalham porque precisam sustentar a si mesmas e suas famílias. No entanto, por não se identificarem com o que fazem, exalam o desamor na atividade que exercem e em qualquer lugar onde passem. Seu mau humor é nítido e facilmente notado.

Vale lembrar que aqui o tema é tratado na sociedade japonesa, o que é mais complicado ainda, por conta da cultura. E levando em consideração que Solanin foi escrito em 2006, mostra a coragem do autor em tratar o assunto. Ainda mais em um veículo tão lido em seu país de origem.

Na trama, Meiko abandona seu trabalho por estar de saco cheio de viver presa em um escritório. De cara, seu namorado fica preocupado, mas Taneda é calmo e compreensivo, e diz que vão conseguir levar na boa essa mudança por um tempo, apesar de ele mesmo não ter um emprego fixo e viver de freelances.

Com o tempo, Meiko abre os olhos de Taneda. Ela sabe exatamente do que o namorado gosta e o apoia a também largar o emprego e correr atrás de seu sonho: viver da música com sua banda.

Este primeiro volume trata de vidas, de pessoas não satisfeitas que correm atrás de mudanças significativas, não se importando e nem estudando as consequências. Elas estão tentando mudar o agora, para não se arrependerem de não ter tentado. Mesmo com suas inseguranças, como não saberem direito o que querem.

Além disso, a história fala sobre o amar, apesar das imperfeições humanas. Sobre a amizade de pessoas que não podem se ver com frequência, mas, quando se encontram, aproveitam e sabem exatamente por que gostam de estar juntos.

Inio Asano é um dos melhores autores de quadrinhos do Japão atual, pois aborda temas diferentes dos mangás mais famosos. Fãs dos bons quadrinhos deveriam experimentar esta leitura sutil, realista e que, muitas vezes, é um verdadeiro tapa na cara.

Já que a L&PM deu esse tiro tão certeiro, resta esperar que mais obras do autor, como Oyasumi Punpun, outra excelente leitura que faz pensar na vida e em diversos temas considerados tabus no Japão e até mesmo no Brasil, cheguem ao Brasil.

Classificação

5,0

• Outros artigos escritos por

.

  • chicones

    é um mangá bacanão mesmo. li online e to querendo comprar a versão física

    • Renato Koiti Yoneda

      Boa sorte! Muito difícil de encontrar!

  • Pedro

    pena que está esgotado. Mais uma HQ q nunca terá uma reimpressão no BR. Mal do mercado brasileiro, publica um vez e se esgota. Impossível colecionar assim.