Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

SPACE GHOST – THE SINISTER SPECTRE

1 dezembro 2011

SPACE GHOST - THE SINISTER SPECTRE

Editora: Comico Comics - Edição especial

Autores: Mark Evanier (roteiro), Steve Rude (desenhos e capa), Willie Blyberg (arte-final) e Ken Steacy (cores).

Preço: US$ 3,50 (preço da época)

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Dezembro de 1987

 

Sinopse

No distante mundo cárcere, vários vilões de Space Ghost cumprem uma longa pena depois de fracassadas tentativas no mundo do crime. Dentre eles, o maior inimigo do herói - o louva-deus Zorak - não se conforma perante sua situação e deseja, ardentemente, escapar da prisão e vingar-se de seu algoz.

Como se atendendo a sua súplica, um misterioso ser encapuzado adentra sua mente e oferece todo auxílio necessário para que o insectoide conquistador de planetas escape, levando consigo outros antagonistas do Fantasma do Espaço.

O plano é desestabilizar a união entre Space Ghost e seus aliados - Jan, Jayce e Blip - e atrair o super-herói num armadilha que poderá ser mortal.

Positivo/Negativo

Após seu primeiro seriado, exibido pelo canal estadunidense CBS entre 1966 e 1968, tornar-se um dos grandes sucessos dos estúdios Hanna-Barbera, o herói encapuzado Space Ghost só deu as caras esporadicamente em histórias em quadrinhos derivadas do desenho animado. Em sua maioria, eram publicadas pela editora Gold Key.

O personagem havia retornado às telinhas numa curta temporada em 1981, protagonizado meros 22 episódios durante um ano. Pouco depois, estrelou essa edição especial exclusiva - a primeira HQ totalmente dedicada ao Fantasma do Espaço.

Intitulada The Sinister Spectre (em tradução livre, O Espectro Sinistro) e elaborada seguindo os mesmos moldes do seriado da TV, a narrativa segue praticamente como uma transposição de algum episódio animado para as páginas da arte sequencial.

Isso é notório quando, em algumas partes da trama, vários quadrinhos apresentam suas quinas arredondas, emulando uma televisão. Até mesmo uma chamada para a história (com o nome do herói e o título logo abaixo) aparece na primeira página exatamente como aconteceria em qualquer episódio.

Pudera. O escritor Mark Evanier já era bastante conhecido por seus trabalhos no roteiro de várias animações nos anos 1980 (Thundercats, Caverna do Dragão, Scooby Doo) e seu estilo cartunesco de escrever é visível durante o enredo, com as sequências bem trabalhadas, simples e lineares, tão comuns nos desenhos da época na telinha.

Na arte, Steve Rude está quase irreconhecível - porém, mostrando uma vez mais seu grande talento ainda em ascensão. Quem conhece seu estilo considerado clássico e tradicional, com contornos limpos e suavizados, verá isso nas páginas dessa história.

Entretanto, o artista preferiu seguir emulando o traçado clássico do desenho nos cenários e personagens, mantendo extrema fidelidade ao material original. Até mesmo os ângulos respeitam os parâmetros do desenho animado, tal qual uma cena pausada.

Esta é uma edição que pode ser considerada um "episódio perdido", pois apresenta rigorosamente todos os elementos que ocasionaram no sucesso do Space Ghost clássico.

Para quem é fã de carteirinha, eis uma leitura satisfatória.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA