Star Wars Legends – O lado sombrio

Por Thiago Rique
Data: 23 dezembro, 2016

Star Wars Legends – O lado sombrioEditora: Panini Comics Edição especial

Autores: Scott Allie (roteiro), Mahmud Asrar (arte) e Paul Mounts (cores) – Originalmente em Star Wars – Jedi – The Dark Side # 1 a # 5.

Preço: R$ 18,90

Número de páginas: 120

Data de lançamento: Outubro de 2016

Sinopse

Antes de treinar Obi-Wan Kenobi e da fatídica batalha no planeta Naboo, o mestre jedi Qui-Gon Jinn é enviado a Telos IV acompanhado de seu antigo aprendiz Xanatos e mais duas jedi, para resolver uma crise diplomática que pode desencadear uma guerra civil e planetária no sistema solar daquele mundo.

Dentre intrigas e traições, Qui-Gon terá de colocar em prática tanto a sua sabedoria, quanto a sua habilidade como guerreiro.

Positivo/Negativo

Mesmo tendo uma participação relativamente breve no episódio I, A ameaça fantasma, Qui-Gon Jinn, vivido por Liam Neeson no cinema, ganhou a simpatia dos fãs de Star Wars.

Assim, é interessante notar como ele foi pouco explorado no antigo universo expandido, descontinuado em 2014 quando a Disney comprou a franquia de George Lucas.

Uma das poucas produções envolvendo o passado do mestre jedi é justamente esta minissérie em cinco números – Star Wars – Jedi – The Dark Side – compiladas neste volume único pela Panini.

O roteiro de Scott Allie é o ponto fraco do encadernado: recheado de lugares-comuns e previsibilidades já vistas em quase todas as tramas de intrigas palacianas, se dedica a explorar pouco um momento importante da vida de Qui-Gon quando o jedi se viu às voltas com uma crise diplomática um tanto similar àquela que enfrentaria anos depois, no cinema.

Xanatos, o padawan (aprendiz) dele, por outro lado, parece ter sido construído tendo em mente traçar claros paralelos com Anakin Skywalker, mas a busca por alguma profundidade no personagem também acaba transitando apenas no superficial.

Um ponto interessante que apenas os fãs mais ardorosos notarão é a presença do planeta Telos IV onde a narrativa se desenrola: além de figurar em romances da franquia ao longo dos anos, ele é um dos cenários dos games Star Wars – Knights of the Old Republic, Star Wars – Knights of the Old Republic II: The Sith Lords e Star Wars – The Old Republic.

Mesmo se passando aproximadamente 4 mil anos antes dos eventos relatados aqui e nos filmes, animações etc., os acontecimentos mostrados nesses jogos eletrônicos – a destruição do planeta pelos sith e sua reconstrução pela Velha República – ainda repercutem no presente mostrado nesta edição.

A arte de Mahmud Asrar é um pequeno diferencial, ao lado das belas cores de Paul Mounts, mas nada que se destaque a ponto de atrair leitores ocasionais e curiosos. O volume como um todo é voltado exclusivamente para fãs do universo Star Wars, por apresentar pela primeira no Brasil uma história de certa fama, mas nada estelar.

Vale recordar o fato de ela não figurar mais como cânone oficial, e por isso integrar o selo Legends.

A qualidade da edição da Panini merece elogios, da capa cartonada até a boa impressão interior.

Classificação

2,5

.

Compre Star Wars Legends – O lado sombrio aqui!

• Outros artigos escritos por

.