Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

STAR WARS – PURGE – SECONDS TO DIE

1 dezembro 2010

STAR WARS - PURGE - SECONDS TO DIE

Editora: Dark Horse Comics - Edição especial

Autores: John Ostrander (roteiro), Jim Hall (arte) e Alex Lei (cores).

Preço: US$ 3,50

Número de páginas: 24

Data de lançamento: Novembro de 2009

 

Sinopse

A Ordem 66 iniciou a era do Império Galáctico, trazendo a derrocada de toda a República, bem como da ordem dos cavaleiros Jedi. A caçada continua em cada recanto da galáxia, e as forças imperiais procuram dizimar aqueles poucos que conseguiram escapar do expurgo comandado por Darth Sidious.

Mas a jovem jedi Sha Koon, sobrevivente do ataque ao templo da ordem em Coruscant, não pretende se esconder. Ela decide agir e, elaborando um plano de vingança, confrontar o novo sith e um dos principais causadores da revolta: Darth Vader.

Esta história segue os eventos do filme Episódio III - A vingança dos Sith.

Positivo/Negativo

Enquanto as discussões sobre uma nova série em live-action baseada na saga espacial ainda ocupa o campo meramente especulativo, com notícias esporádicas raras de credibilidade, a editora Dark Horse não poupa esforços e segue lançando várias HQs pós-Episódio III.

Da atual safra de séries regulares, minisséries e edições especiais, segue mais este one-shot. Trata-se de uma sequência da edição Star Wars - Purge, narrando as primeiras missões do ex-jedi Anakin Skywalker, agora sob as rédeas do imperador, como seu mais novo discípulo sith.

O argumento é simples, porém muito bem trabalhado: a jedi Sha Koon - sobrinha do mestre jedi Plo Koon, que aparece na mais recente trilogia de filmes - é uma das poucas almas que conseguem escapar com vida do templo da ordem Jedi, quando este é atacado pelo futuro Darth Vader, em um acesso de fúria que desencadeia uma guinada drástica na história.

É mais uma jedi que obteve êxito em se safar da Ordem 66, como aconteceu a outros semelhantes, segundo o ocorrido na citada edição anterior.

Pouco antes do ataque, Sha Koon descobre a identidade do lorde sith em meio aos altos escalões da república e usa essa informação para propor um desafio a Sidious: matar Darth Vader e ocupar seu lugar como aprendiz, tendo por objetivo destruir a ambos.

O título da história é somente entendido na cena mais dramática, no final, quando Sha Koon consegue obter uma visão do que o futuro reserva para Vader, com o ressurgimento da Força e de novos combatentes contra a tirania imposta na galáxia.

De certa forma, o que torna o roteiro de John Ostrander aprazível é o fato de não ser linear. Os eventos são mostrados segundo a capacidade telepática da personagem, revelando previsões que logo se concretizarão, enquanto a narrativa se prende ao presente e assim segue seu curso pelas vinte e poucas páginas.

Assim, o leitor acompanha a jedi em sua missão, sendo antecipado com lapsos de cenas que aconteceram e viriam a ocorrer no decorrer da trama.

Julgando pelo lançamento anterior, por esta edição e pela seguinte (Star Wars - Purge - The Hidden Blade), a série Purge vem se transformando numa coleção de contos ilustrados de um dos vilões mais famosos da história do cinema, mostrando seus passos iniciais no lado negro da força. Os fãs agradecem.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA