Star Wars – Tie Fighter # 1

Por Talita Grass
Data: 17 dezembro, 2019

Star Wars – Tie Fighter # 1Editora: Marvel – Minissérie em cinco capítulos

Autores: Jody Houser (roteiro) e Rogê Antônio (arte).

Preço: R$ 12,80 (Kindle/comiXology)

Número de páginas: 24

Data de lançamento: Abril de 2019

Sinopse

Após eventos do Episódio VI, o esquadrão Shadow Wing foi reunido para defender os interesses do Império.

Os pilotos de Tie Fighters, uma das principais linhas de ataque do Império, irão longe para trazer a fúria contra a Aliança Rebelde.

Positivo/Negativo

A Marvel está abrindo o universo de Star Wars e explorando novas eras. Mas, nesta minissérie, uma perspectiva diferente é abordada pela roteirista Jody Houser (Star Wars – Thrawn). Desta vez, o foco é em um grupo de pilotos a serviço do Império.

Em um roteiro sensível e humano, Houser explora a inocência dos personagens que, defendendo o Império, estão fazendo o que acreditam ser o correto.

Mas, ao contrário do que normalmente acontece, mesmo colocando o protagonismo nos pilotos a serviço do Império, eles não se tornam os mocinhos da trama. Ao contrário, é como se, aos poucos, tomassem consciência da própria vilania.

Teso, Ganem, Zin, Jeela e Lyttan são os cinco integrantes do esquadrão Shadow Wing. Constantemente, eles se questionam sobre o serviço que prestam ao Império, principalmente o piloto Ganem – que reflete muito sobre estar ou não defendendo o lado certo.

Esta primeira edição apresenta uma introdução aos personagens e ao ambiente hostil em que trabalham, além de revelar ao leitor suas personalidades e a dinâmica do grupo.

Apesar do desejo do fã de ver as explosões e batalhas, é bastante interessante o quanto o lado humano de cada personagem ganha destaque. Um dos pontos que colabora com esse sentimento de empatia é a arte. O brasileiro Rogê Antônio (Batgirl, X-Men Red), como já mostrou em trabalhos anteriores, captura as emoções dos personagens de forma cativante. São muitos elementos em harmonia visual, principalmente os olhares, que sabem representar os sentimentos exatos e a personalidade de cada um.

Além disso, a narrativa possui um ritmo bem orquestrado, com excelentes escolhas de representação e muitos quadros sobrepostos – conferindo agilidade às batalhas.

Os diálogos são verossímeis e todos os elementos unem-se em favor de uma trama envolvente e convidativa, com personagens humanos e cativantes.

A série foi lançada nos Estados Unidos em abril e está disponível para leitura nas plataformas Kindle e comiXology.

Classificação:

4,5

.

Compre este quadrinho aqui!

• Outros artigos escritos por

.

.

.