Super Onze # 3

Por Rodrigo A. Machado
Data: 29 novembro, 2013

Super Onze # 3Editora: JBC – Revista quinzenal

Autor: Tenya Yabuno (roteiro e arte).

Preço: R$ 4,90

Número de páginas: 80

Data de lançamento: Novembro de 2013

Sinopse

Com a equipe de Raimon com medo da maldição do time Sobrenatural, será impossível chegar à vitória. Então, Endo, como capitão, tenta mostrar aos seus colegas que é possível quebrar o cadeado fantasma.

Positivo/Negativo

Mamoru Endo, capitão da equipe de futebol da escola Raimon, visitava o túmulo de seu avô quando foi surpreendido por alguns jogadores do time Sobrenatural. Ao ser desafiado pelo capitão Hiroyuki Yukoku, ele não consegue defender um pênalti, pois fora paralisado por algum tipo de ataque especial do rival.

Esse ataque, conhecido como “cadeado fantasma”, deixou o time de Raimon apavorado e certo da derrota. E Endo, treinando e pensando em uma maneira de se livrar dos truques adversários, tenta convencer sua equipe que, sim, é possível vencer.

Este volume, novamente, foca no objetivo de superação da equipe, pois Endo sabe que o psicológico de sua equipe está abalado, e que eles não terão chances contra os rivais. Por isso, tenta convencê-los de alguma forma que o time Sobrenatural não é invencível.

O autor adiciona à trama um elemento que poderá ser usado e desenvolvido futuramente e que, no passado, talvez tenha influenciado no caráter de Endo: seu avô. Falecido, ele integrou a equipe dos Super Onze. Um ponto que deixará o leitor ansioso.

Os desenhos de Yabuno se mantêm bons e combinam perfeitamente com o roteiro, que possui vários momentos de humor.

A edição, no tradicional formato dos gibis da Turma da Mônica, por exemplo, é uma boa aposta da JBC para divulgar os mangás no Brasil. Afinal, o preço mais acessível, mas justo, pode atrair novos leitores.

Classificação

3,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.