Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Reviews

SUPERMAN & BATMAN # 50

6 setembro 2009


Autores: Pai herói (originalmente em Superman / Batman # 50) - Michael Green, Mike Johnson (texto), Ed Benes, Matthew Clark, Allan Goldman e Ian Churchill (desenhos), Matt "Batt" Banning, Norm Rapmund, Marlo Alquiza, Rob Hunter (arte-final) e John Rauch (cores);

Uma porta se fecha, outra se abre e história sem título de Arqueiro Verde & Canário Negro (originalmente em Green Arrow and Black Canary # 13 e # 14) - Judd Winick (texto), Mike Norton (desenhos), Wayne Faucher (arte-final) e David Baron (cores);

Samuroides americanos (originalmente em The brave and the bold # 13) - Mark Waid (texto), Jerry Ordway (desenhos), Scott Koblish (arte-final) e Rob Schwager (cores).

Preço: R$ 7,50

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Agosto de 2009

Sinopse: Pai herói - A história de como Jor-El e Thomas Wayne, pais de Superman e Batman, se conheceram.

Uma porta se fecha, outra se abre e história sem título de Arqueiro Verde & Canário Negro - Connor se recupera, mas talvez o retorno à vida de herói não seja assim tão simples.

Samuroides americanos (originalmente em The brave and the bold # 13) - Batman e Joel Ciclone enfrentam robôs-samurais.

Positivo/Negativo: Superman & Batman chega ao 50º número marcada por uma característica comum nos gibis mix de super-heróis: a irregularidade.

De certa forma, é algo inevitável no modelo de produção em massa adotado pelos norte-americanos da DC e da Marvel: roteiristas erram a mão, artistas perdem prazos, times criativos são substituídos, editores fazem escolhas erradas, revistas atrasam - e o tempo para retomar o rumo correto é exíguo.

Pois Superman & Batman foi vítima de todos esses problemas. O carro-chefe da publicação chegou a atrasar vários meses em alguns períodos, o que obrigou a versão nacional a tapar buracos com histórias secundárias - algumas delas, horríveis.

O resultado é que algumas edições foram bastante empolgantes. Outras decepcionaram.

Esta edição comemorativa fica no primeiro grupo. Não trouxe pôster nem chaveirinho de brinde, mas, em compensação, reuniu boas histórias.

Pai herói, que comemorou a 50ª edição do título Superman / Batman lá fora, traz uma HQ que é uma curtição. Green e Johnson se reúnem a um pool de artistas para contar a história de como Thomas Wayne, pai de Batman, foi crucial na escolha de Jor-El, pai de Superman, em enviar seu bebê para a Terra.

É uma história que evoca o tom dos contos imaginários da Era de Prata: é espirituosa, criativa e bem engendrada. Mas, até prova em contrário, não se trata de uma realidade alternativa, e sim de um novo fato acrescido na cronologia da dupla de super-heróis. (Agora, veja bem: se esse vai ser utilizado por outros autores e entrar para o cânone da DC são outros quinhentos...)

Outra HQ bacana que lembra a Era de Prata é Samuroides americanos. Nela, Batman encontra Joel Ciclone para enfrentar samurais-robôs. É um enredo típico da época - tem gases tóxicos e um batplano com rabo na forma de asa de morcego, que lembra os veículos desenhados por Dick Sprang. A arte hachurada de Ordway e, principalmente, as cores sombrias de Schwager é que atualizam a aventura para a estética dos dias atuais.

Numa edição comemorativa de Superman & Batman, não dá pra não destacar a presença de Arqueiro Verde. O herói está no mix ininterruptamente desde o começo (primeiro, em título solo, agora como Arqueiro Verde & Canário Negro), sempre comandado pelo roteirista Judd Winick, o que é uma rara exceção numa época em que a maioria dos autores deixa os títulos em menos de um ano.

A HQ desta edição, contudo, é a última que tem textos do escritor, que deixa o título depois de cinco anos.

Mesmo com algumas degringoladas aqui e ali, o saldo é extremamente positivo. Winick transformou a série em um novelão de primeira, em que os dramas pessoais de Oliver Queen e dos que o cercam não só foram mais importantes que a pancadaria, mas também embasaram a violência.

Daqui para frente, não só a série do Arqueiro Verde entra numa nova fase, com textos do roteirista de TV Andrew Kreisberg (Simpsons, Liga da Justiça, Boston Legal, Fringe...). Se não houver mudanças de planos, a revista como um todo deve ter bastante movimentação nos próximos meses.

Segundo a seção Na próxima edição, a revista volta a publicar a série O bravo e o audaz - que estava de molho e que tem um arco em andamento em Dimensão DC - Lanterna Verde atualmente.

Na revista Superman, a Panini anunciou que a revista também deve ser a casa da minissérie Legião de três mundos, uma das mais elogiadas HQs interligadas com Crise Final.

Além disso, o próximo arco da série Superman & Batman tem arte do brasileiro Rafael Albuquerque, de Powertrio.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA