Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

SUPERMAN & BATMAN: GERAÇÕES # 1

1 dezembro 2001

Superman & Batman - Gerações #1Título: SUPERMAN & BATMAN: GERAÇÕES # 1 (Editora Opera Graphica) - Minissérie em 4 edições

Autores: John Byrne (argumentos e arte)

Preço: R$ 4,90

Data de lançamento: Novembro de 2001

Sinopse: O ano é 1939. Bruce Wayne vai com a namorada até a Feira Mundial de Metrópolis, mas acaba encontrando problemas inesperados: um robô ataca os visitantes do evento, e só é impedido quando o Super-Homem chega ao local. Agora, Bat-Man e o Homem de Aço começam a investigar o estranho caso, e terão que unir forças para impedir os planos do Ultra-Humanóide.

Uma década depois, Super-Homem e Batman são grandes amigos. Robin está indo para a universidade, e esta pode ser sua última aventura como menino prodígio. Coringa e Lex Luthor seqüestraram Lois Lane, e têm um plano para matar o herói kryptoniano. Como? Com kryptonita, claro. Como eles sairão dessa?

Positivo/Negativo: Super-Homem e Batman são os dois super-heróis mais conhecidos do mundo. Criados em 1938 e 1939, respectivamente, já passaram dos 60 anos de "vida". Durante todo esse tempo, várias reformulações foram feitas. Mas como seria se, para eles, o tempo passasse da mesma maneira que no mundo real?

É esta a proposta de John Byrne com Gerações. Ele resolveu contar uma história mostrando como seria se os personagens tivessem envelhecido ao longo dos anos. Mas não é só este o seu objetivo. É também uma grande homenagem aos dois heróis e todos esses anos de aventuras.

Cada história retrata características dos dois em determinada época e como era o mercado de quadrinhos naquele período. Na primeira, por exemplo, o Homem Morcego ainda se chamava Bat-Man e seu uniforme é aquele idealizado por seu criador, Bob Kane. O mesmo acontece com o Homem de Aço, que não consegue voar (apenas dar grandes saltos), não usa seus poderes de visão e o "S" ainda não é o modelo definitivo.

E assim por diante. Como o próprio Byrne diz em seu texto no final da edição, não existe preocupação com cronologia. E é bom ter isso em mente na hora da leitura. É uma história para ler e se divertir, sem preocupações.

Há também um texto de Heitor Pitombo mostrando algumas das referências utilizadas pelo autor nas duas histórias deste primeiro número. De negativo, uma falha no letreiramento da página 13, que deixou as letras deformadas.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA