Superpunk # 00

Por Gustavo Nogueira
Data: 9 março, 2018

Superpunk # 00Editora: independente – Edição especial

Autor: Guilherme Petreca (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 20,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Dezembro de 2017

Sinopse

Violeta tem 13 anos, é uma super-heroína punk e que curte skate.

Positivo/Negativo

A adolescência é o período no qual a imaginação está ao máximo. Há a necessidade de se colocar em um grupo social. E Violeta é a representação de toda essa fase da vida, com direito a luta com monstros no intervalo da escola.

Superpunk é um quadrinho leve e divertido, que conquista pela protagonista carismática. Ela é inteligente, corajosa, destemida e desafia a tudo e todos para defender o mundo dos monstros que tentam atacar a Terra, mas sempre com uma boa playlist rolando em seus fones de ouvido.

Petreca coloca um ar similar ao da série Stranger Things, da Netflix, seja pelo tom aventuresco (até os vilões possuem grandes semelhanças), seja pelas referências à cultura pop na trama. É fácil encontrar nos cenários fachadas de comic shops brasileiras, capas de quadrinhos e menções a bandas de rock como Ratos do Porão.

O autor lançou esta publicação após o sucesso Ye, que lhe rendeu o HQ Mix de Melhor desenhista nacional. É um peso grande para Superpunk, mas a obra segura a pressão. O traço em preto e branco de Guilherme Petreca conduz bem a história, sendo que grande parte da trama é contada sem balões de fala, ou com frases curtas.

Esta edição tem capa cartonada com orelhas, e foi impressa no formato 15 x 21 cm, em papel de boa gramatura, e traz como extras algumas páginas dos próximos capítulos.

Superpunk # 00 é uma introdução a uma obra maior que Petreca está produzindo, e ainda não teve a data de lançamento divulgada. Em sua função de apresentar a personagem e o universo que será contado, o autor consegue situar o leitor e dar um gostinho de “quero mais”.

Classificação

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.