Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

THE AMAZING REMARKABLE MONSIEUR LEOTARD

1 dezembro 2008


Autores: Dan Best (texto) e Eddie Campbell (texto e arte).

Preço: US$ 16,95

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Julho de 2008

Sinopse: O trapezista Jules Leotard, coqueluche da Europa, morre à página 12. Não é sobre ele que a história se debruça, e sim sobre seu sobrinho, que mergulha no mundo do circo - e de dentro dele vê eventos desde o cerco de Paris até o naufrágio do Titanic.

Positivo/Negativo: No Brasil, Eddie Campbell é conhecido como o artista de Do inferno, obra-prima de Alan Moore.

Falando assim, e só assim, parece um currículo memorável. Mas não é.

Campbell é um criador que tem, mesmo sozinho, uma importância monumental nos quadrinhos contemporâneos - é o caso do excelente The fate of the artist.

Que seus outros trabalhos não tenham sido vertidos no País são outros quinhentos, até porque qualidade nem sempre se converte em vendas, que é do que as editoras vivem.

Mas quem sabe haverá uma chance para este admirável álbum, resultado de sua segunda parceria com Dan Best?

O fato é que The amazing remarkable Monsieur Leotard é uma daquelas obras que arrebatam o leitor - e cujos motivos não se contam nas mãos, simplesmente porque emoções não são passíveis de auditoria.

Poderia se justificar falando da riqueza da trama, que dá um toque de surrealismo ao mundo do circo, ou mesmo do elenco fabuloso. Seria somada a esses fatores, quem sabe, a delicadeza com que são construídas as citações à literatura, à história e aos quadrinhos (como o The Quartette Fantastique e uma deliciosa surpresa no desfecho).

A arte fabulosa de Campbell, melhor a cada álbum, também constaria de uma lista de motivos para o álbum ser "matador". E a narração, que usa os cantos das páginas para criar notas de rodapé encantadoras, é outro marco memorável.

Mas a história doce e sensível de Monsieur Leotard não emplaca apenas porque seus autores acertaram em cada um dos aspectos do álbum, mas também porque a obra em si é, como o personagem-título, incrível e memorável.

Não é por acaso que, das listas das HQs mais aguardadas de 2008, The amazing remarkable Monsieur Leotard foi direto para as primeiras listas de melhores lançamentos do ano nos Estados Unidos.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA