Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

THE PUNISHER - COUNTDOWN

1 dezembro 2011

THE PUNISHER - COUNTDOWN

Editora: Marvel Comics - Edição especial que veio como brinde do DVD importado do filme The Punisher (2004)

Autores: Garth Ennis (roteiro), Steve Dillon (desenhos), Jimmy Palmiotti (arte-final), Chris Sotomayor (cores) e Tim Bradstreet (capa).

Preço: gratuito

Número de páginas: 24

Data de lançamento: 2004

 

Sinopse

Iraque, 1991.

Pouco antes do início da Operação Tempestade no Deserto, um esquadrão de elite das forças especiais, sob o comando do sargento Frank Castle, invade uma fortaleza domiciliar para capturar, vivo, o general Ahmed Abdullah.

Apesar da missão concluída com êxito, Castle presencia a verdadeira razão para trazer o militar iraquiano sob custódia: os motivos escusos e corruptos do próprio governo norte-americano, que se escondem detrás das fachadas democráticas e libertárias da Guerra do Golfo.

Cansado de lutar pelos motivos errados, ele decide largar a farda e se tornar um agente do FBI. Nada muda.

Anos depois, tudo muda.

Positivo/Negativo

Em 2004, o maior anti-herói da Marvel ganhou uma nova adaptação para os cinemas, de produção encorpada e sem grandes méritos, com Thomas Jane encarnando o Justiceiro e tendo ninguém menos que John Travolta como vilão da vez.

Posto que o filme não tenha conseguido muitas críticas positivas nas telonas, seu lançamento para o mercado de vídeo melhorou sobremaneira as estatísticas. Lá fora, a edição em DVD veio com um interessante bônus: um minigibi exclusivo, trazendo um prelúdio para a história filmada.

Apesar de o filme ser totalmente independente de explicações anteriores para seu perfeito entendimento, não seria errôneo afirmar que, com esse enredo prefacial, a trama que originou o longa-metragem ganha uma maior consistência.

E para melhor.

É apresentando o passado de Castle a serviço do exército dos Estados Unidos, suas operações arriscadas no Oriente Médio e missões perfeitamente executadas por um verdadeiro soldado de guerra expert em táticas de guerrilha, como fora detalhado no filme.

A cada objetivo concluído, o personagem questiona internamente se o que vem fazendo é o certo, se sua luta está alinhada com seus valores morais. Decepcionado com o que vê, começa a aflorar seu lado justiceiro.

Sua mudança para agente federal não muda isso. Pelo contrário: piora. Os seus disfarces para flagrar negociatas com drogas e armas deixam isso bastante claro.

A linha tênue que separa a lei da justiça natural insinua-se gradativamente, mesmo nos momentos de tranquilidade passados com sua família ou nas conversas com seu pai, veterano de guerra.

Vários pontos do longa-metragem são citados, antecipando ao leitor personagens e características que serão vistas em carne e osso. O argumento de Ennis trabalha muito bem cada um desses aspectos, tendo o cuidado necessário para evitar contradições.

No traço de Steve Dillon, nada de diferente do que estar acostumado a fazer nas outras centenas de histórias do Justiceiro que já desenhou.

Há só uma diferença lógica, mas não menos curiosa: o rosto do futuro anti-herói. Uma ou outra tomada lembra algo das feições de Thomas Jane, mas é o máximo. Quem está acostumado a ver seu Frank Castle sempre com a cara amarrada, boca crispada e cabelo penteado pra trás, vai se surpreender com a versatilidade que o artista empresta ao personagem aqui.

Não se poderia esperar menos da equipe criativa deste especial. Ennis, Dillon, Palmiotti e o capista Tim Bradstreet - responsáveis diretos pela aclamada Justiceiro - Bem-vindo de volta, Frank e várias outras histórias do selo Marvel Knights - terminaram por criar um ótimo ponto de partida para o filme, oferecendo ao leitor uma chance de conhecer o passado do personagem nesta versão cinematográfica.

Uma pena que, no sempre criticado mercado brasileiro de vídeo, não houve nem sombra de algo assim chegando às lojas especializadas.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA