Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

THE SPECTACULAR SPIDER-MAN # 2

1 dezembro 2008


Autores: The Goblin Lives! - Stan Lee (roteiro), John Romita Sr. (desenhos), Jim Mooney e Frank Giacoia (arte-final).

Preço: 35 cents (preço da época)

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Novembro de 1968

Sinopse: Norman Osborn, o Duende Verde, recupera sua memória e volta para atormentar o Homem Aranha.

Positivo/Negativo: Os leitores norte-americanos tiveram de aguardar quatro meses pelo segundo número desta publicação (anunciada para julho, a edição só foi lançada em novembro), desta vez em formato menor do que o magazine (embora um pouco mais largo do que o americano) e em cores.

Qualquer elogio acerca desta edição pode parecer redundância, em vista do brilhantismo de seus criadores: Stan Lee e John Romita Sr. levaram o Homem-Aranha aos pináculos da glória, sendo responsáveis pela melhor fase da personagem.

Se com Steve Ditko os argumentos de Lee já eram fantásticos, ao lado de Romita Sr. o escritor adquiriu um grau de maturidade maior, imprimindo personalidades ainda mais complexas à formidável galeria de coadjuvantes do Homem-Aranha.

O roteiro é escrito com capricho, focando-se na insanidade do vilão e na impotência do herói, ao qual não resta nada a fazer a não ser esperar até que o desastre se concretize, para então poder agir. A célebre seqüência do jantar na casa de Norman Osborn foi aproveitada no primeiro longa-metragem do aracnídeo.

Os desenhos de John Romita Sr. revelam seu talento inegável na construção de continuidade narrativa e de expressões faciais, capazes de captar todas as emoções das personagens. Seu traço repleto de movimento fez com que fosse considerado por muitos o desenhista definitivo do Homem-Aranha.

Pra arrematar, a linda capa da revista, pintada por Romita, esbanja vida e parece querer "saltar da página".

Em suma, trata-se de uma edição soberba, que deveria ficar na cabeceira de qualquer fã do Homem-Aranha. Infelizmente, esta publicação foi descontinuada no número 2, visto que o terceiro número, anunciado no final da revista numa bela ilustração de página inteira de John Romita Sr., sob o título The Mistery of the TV Terror, jamais chegou a ser lançado.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA