Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

TINA E OS CAÇADORES DE ENIGMAS # 1

1 dezembro 2007


Título: TINA E OS CAÇADORES DE ENIGMAS # 1 (Panini
Comics
) - Minissérie em três edições

Autores: Estúdios Mauricio de Sousa.

Preço: R$ 3,90

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Setembro de 2007

Sinopse: Brasil, 1952. O casal de namorados Luís Sérgio e Dalva testemunha a queda de um objeto num lago e é surpreendido logo em seguida pelo exército nacional, acompanhado de especialistas norte-americanos vestindo ternos pretos.

Mais de 50 anos depois, Tina e seus amigos estão na faculdade. Cursando jornalismo, ela decide investigar os relatos sobre Óvnis na região da Serra das Tronas, onde tudo aconteceu.

Coincidentemente, Luís Sérgio é professor de História da mesma faculdade em que a turma estuda e os coloca no caminho para desvendar o que realmente aconteceu.

Mas, além de descobrir o mistério, Tina terá que lidar com a inveja da malvada Rúbia, que odeia sua popularidade e pretende roubar sua matéria.

Positivo/Negativo: São muitas as novidades que este lançamento da Mauricio de Sousa Produções pela Panini Comics apresenta. A começar por ser uma minissérie em três edições e formato americano. Depois de muito tempo, a equipe do criador da Turma da Mônica aposta que seu público aguardará um mês para ver a continuação de uma história.

E certamente isso deve acontecer, graças a um projeto bem feito. A edição já é atrativa à primeira vista. O formato americano dá grande destaque à revista, seja entre as demais publicações infantis em formatinho, seja entre os títulos de super-heróis, onde algumas bancas a colocaram.

A apresentação também é convidativa. A capa, mais arrojada do que o padrão da linha Turma da Mônica, mostra Tina ao estilo Lara Croft, heroína da série de videogames Tomb Rider, uma versão feminina de Indiana Jones.

A história também apresenta novidades na caracterização dos personagens. Ao contrário o que geralmente acontece nos quadrinhos de Mauricio, o tempo passou para a turma de Tina e Rolo. Agora todos cursam a faculdade e parecem um pouco mais velhos.

Além disso, Rolo teve seu visual redesenhado, ficando mais realista . Com a cara menos redonda, a cabeleira e a barba um pouco menores, ele parece mesmo mais adulto. Suas roupas também foram "atualizadas", abandonando o visual meio hippie que tinha tradicionalmente.

Tudo isso dá a impressão geral de que a editora está buscando uma nova fatia de mercado. Um público mais velho, de adolescentes, que talvez pudesse perder o interesse na Turma da Mônica e deixar de ler quadrinhos por não ter nada com que se identificasse.

A história faz jus a este trabalho. O enredo longo e com aventura não descaracteriza os personagens, como freqüentemente acontece em adaptações para o cinema. A trama da conspiração para esconder os alienígenas que pousaram no Brasil é bem construída e cheia de referências a filmes, livros e seriados de ficção.

Boa parte delas está presente na forma de trocadilhos com nomes de alguns personagens, como o Sargento Rosiuel (referência ao Caso Roswell) e o Cabo Canavial (tradução literal de Cabo Canaveral, de onde são lançadas as missões espaciais nos Estados Unidos).

Há ainda uma série de piadas metalingüísticas, principalmente dos personagens sobre eles mesmos. Rolo chega a sugerir que ele, Tina e Pipa seriam as versões crescidas de Cebolinha, Mônica e Magali, respectivamente.

O andamento da trama é bom e cria interesse para a sua continuação. Aliás, a continuidade é justamente o tema da tradicional tira vertical da última página. Muito bem bolado e funcional, pois ajuda a lembrar o leitor de que deve aguardar a próxima edição.

No final da revista há ainda um muito bem feito guia das referências por trás da história e uma galeria de esboços.

Por tudo isso e pelo excelente preço, talvez seja um dos melhores custos-benefício presente nas bancas atualmente.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA