Toda Mafalda

Por Samir Naliato
Data: 26 julho, 2004

Toda MafaldaEditora: Martins Fontes – Edição encadernada

Autores: Quino (argumento e desenhos).

Preço: R$ 85,00 (podendo variar de acordo com a livraria)

Número de páginas: 440

Data de lançamento: Junho de 1991

Sinopse

Toda Mafalda é uma coletânea que tenta reunir todas as tiras em quadrinhos já publicadas da personagem Mafalda, criada pelo argentino Quino. São 409 páginas ininterruptas de histórias cheias de humor, ironia e crítica social da esperta menina e seus amigos.

A encadernação traz ainda uma entrevista com Quino, prefácio de Umberto Eco e um resumo da criação de personagem e da carreira do autor. No final da edição, A Declaração dos Direitos da Criança comentada pela própria Mafalda.

Positivo/Negativo

Poucas são as criações que passam a ser conhecidas e admiradas em todo o mundo, ainda mais quando o personagem vem um país latino-americano, de terceiro mundo. Um desses casos é Mafalda, a inteligente e contestadora garotinha criada por Quino, que conseguiu alcançar uma popularidade impressionante.

E não é para menos. A tira foi concebida como sendo de humor, mas não apenas isso. O autor usou sua criação para que os leitores pudessem fazer muito mais do que apenas rir. Ele fez seu público pensar, refletir e, por vezes, se indignar.

As tiras fazem críticas que vão muito além do momento histórico que a Argentina vivia. São indagações que alcançam pessoas do mundo inteiro, por se tratar de temas universais, e é aí que repousa a grande qualidade da obra.

Esta edição revisada é a 4ª tiragem, de agosto de 1999. Apesar de o álbum se chamar Toda Mafalda, infelizmente não constam realmente todas as tiras da personagem. Mais tarde, a Martins Fontes lançou outro álbum, chamado Mafalda Inédita, no qual foram incluídas tiras que ficaram de fora desta coletânea.

Mesmo assim, este é um álbum imperdível e de qualidade indiscutível. Não há como não apreciar e se solidarizar com as questões abordadas por Quino por meio de simples crianças que não entendem muitas das atitudes sem sentido tomadas por adultos.

Atualmente, é possível encontrar em livrarias uma versão atualizada de Toda Mafalda. Um investimento que vale muito a pena, e que não pode faltar na coleção de ninguém que se diz apreciador da Nona Arte.

Classificação

5,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.