Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

TORRE NEGRA - NASCE O PISTOLEIRO # 3

10 dezembro 2008


Autores: Peter David e Robin Furth (roteiro) e Jae Lee (desenhos).

Preço: R$ 4,90

Número de páginas: 32

Data de lançamento: Junho de 2008

Sinopse: Roland Deschain e seus companheiros chegam a Hambry, uma cidade completamente dominada pelo terrível John Farson. Mas antes que possa confrontar essa ameaça, Roland tem um outro tipo de encontro com a bela Susan Delgado.

Filha do homem que Roland deveria encontrar na cidade e que foi assassinado pelos Caçadores do Grande Caixão, liderados por Eldred Jonas, Susan foi prometida como concubina ao prefeito de Hambry.

Assim, quando uma faísca de sentimento surge entre ela e Roland, o conflito do jovem com Eldred Jonas torna-se inevitável.

Positivo/Negativo: Com esta edição, a minissérie baseada nos romances de Stephen King torna-se a grande história que se propôs no início. Finalmente, os personagens que até então foram apresentados isoladamente são confrontados e deles surgem conflitos intensos, quase épicos, e tudo parece caminhar para um desfecho trágico.

As 22 páginas apresentam apenas quatro cenas, mas cada uma delas é um momento memorável dentro da trama que conta a juventude do protagonista dos romances de King.

O narrador onisciente, que sempre convida diretamente o leitor a pôr sua atenção num detalhe específico do que está sendo mostrado, agora se torna um elemento muito mais interessante da trama, pois realça justamente o ar dramático que a trama adquire a partir do encontro de Roland e Susan.

Esta edição também é uma boa oportunidade para falar da excelente arte de Jae Lee, pouco aproveitada nas duas primeiras edições, apesar dos desenhos sempre belos. A cena em que o vilão John Farson finalmente é apresentado ao leitor é o maior destaque.

Talvez porque os outros vilões mostrados anteriormente não dessem uma noção clara do perigo que representam. Mesmo não tendo demonstrado o mesmo poder que o mago Marten ou o Rei Rubro, Farson é mais assustador.

Além disso, Lee retrata Susan de forma que a personagem fica ainda mais envolvente. Com um olhar fascinante, que não revela completamente seus sentimentos por Roland, ela se torna uma daquelas personagens femininas marcantes.

E não há como não falar da última cena, em que os bandos de Roland e Jonas vão se cercando alternadamente, com um homem de um grupo pondo a arma nas costas de um do outro. É um clichê clássico dos filmes de faroeste, mas que se encaixa perfeitamente na ambientação da série, pois é justamente essa a forma como Roland e os outros vivem: num momento estão no controle da situação e no instante seguinte não.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA