Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

TURMA DA MÔNICA – MAICO JECA

8 setembro 2009


Autores: À espera de um astro - Paulo Back (roteiro), José A. Cavalcante (desenhos), Kazuo Yamassake (arte-final) e Sandra Yamassake (cores);

Demais histórias creditadas aos Estúdios Maurício de Sousa.

Preço: R$ 5,50

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Agosto de 2009

Sinopse: Coletânea de histórias com a participação do cantor pop
Michael Jackson, morto Em 2009.
Positivo/Negativo: A história deste especial começou poucas horas depois da morte de Michael Jackson.

No microblog Twitter, Mauricio de Sousa começou a publicar imagens de um roteiro - que, nos seus estúdios, são rafes da arte. Nele, a Turma do Penadinho se preparava para receber o cantor Michael Jackson.

Como o tema estava quente, as páginas se espalharam rapidamente. Em seguida, Mauricio deu crédito ao autor, Paulo Back, e anunciou que a HQ sairia na revista Mônica de setembro.

(Mais adiante, desencavou um MP3 de Horríver, uma versão hilariante de Thriller cantada por Chico Bento.)

Os planos mudaram. A HQ serviu como base para o lançamento de Maico Jeca, um especial em formato magazine que compila as histórias de Mauricio de Sousa em que o cantor apareceu como personagem.

Os outros materiais são antigos - pelo traço e pelas referências (alguém aí se lembra do break?), deduz-se que a maioria é do auge de Jackson, embora a ausência de informações dificulte dar maior precisão.

A homenagem tem tudo a ver. É um encontro de Michael Jackson, dito "rei do pop", com Mauricio, um artista central na cultura pop brasileira. Também reforça a ideia de que o grupo do criador mantém um diálogo frequente e de longa data com o mundo pop - e que trabalhos como Cascão Porker e Lostinho fazem parte do DNA da Turma da Mônica.

Das antigas, a melhor HQ do especial é a linda Dançando na Selva, do indiozinho Papa-Capim, em que uma pantera negra encarna os passos de Jackson - ou quase isso.

Outras são bem divertidas, como o encontro anterior com a Turma de Penadinho e Maico Jeca, em que Chico Bento se transforma no artista por conta de um pedido que Rosinha faz a uma estrela cadente.

O destaque fica mesmo para a HQ de Paulo Back, impagável, espirituosa e com um ritmo excelente. É uma homenagem sensível e bem-humorada, que acerta em cheio no tom. Além de tudo, é atualíssima - porque só nela o cantor aparece morto. É graças a ela que a edição ganha força - deixa de ser uma compilação de material antigo e se torna uma revista arejada.

Como extra, há três páginas escritas pelo roteirista que registram a criação da história - inclusive com as páginas publicadas no Twitter.

Além de tudo, é importante registrar: mais uma vez, Mauricio de Sousa torna público o crédito dos artistas. É uma atitude sempre cobrada do criador da Mônica, mas que só recentemente passou a ser feita com alguma frequência. Por enquanto, só na Turma da Mônica Jovem e em edições especiais. Ainda é pouco. Mas é melhor que nada.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA