Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

TYRANNOSAURUS REX

1 dezembro 2011

TYRANNOSAURUS REX

Editora: Image Comics - Edição especial

Autores: Mark Kidwell e Jay Fotos (roteiro), Jeff Zornow (desenhos, arte-final e capa) e Jay Fotos (cores).

Preço: US$ 3,99

Número de páginas: 24

Data de lançamento: Fevereiro de 2011

 

Sinopse

Nas selvas primitivas e hostis de um mundo antigo, homens e dinossauros convivem numa mesma cadeia alimentar. A humilde aldeia de Taka-Na foi palco para a ruptura deste delicado equilíbrio.

Para deter a contínua destruição perpetrada pelo Deus-Lagarto, um homem é escolhido para enfrentar e subjugar a ira da fera, de uma vez por todas. Pela preservação de seu lar, pela segurança de sua tribo.

E, claro, a promessa de um futuro amor com a escultural Teela e seu sumário biquíni de pele...

Positivo/Negativo

É verdadeira a máxima popular: menos palavras, mais ação. Uma pena que o protagonista desta tosca aventura não seguiu tal adágio.

No que parece um pastiche de Age of Reptiles, do artista Ricardo Delgado, com Joe & Mac (clássica franquia de jogos do Super Nintendo), a Image Comics lançou esta aventura especial seguindo a eclética onda de one shots que vem disponibilizando no mercado norte-americano, de uns tempos para cá.

Levando no título o nome original em latim do mais famoso dos dinossauros, a trama inicia com uma clara referência ao filme O mundo perdido (1925), no qual um Tiranossauro aterroriza seres humanos enquanto luta com um Triceratops, em um mundo selvagem totalmente anacrônico.

Aqui, uma vila atemorizada resolve dar um basta aos ataques devastadores do monstro carnívoro em suas terras. Como? Elegendo o único guerreiro disposto a duelar com a fera, pela posse da bela e sensual neta do pregador local: o destemido Gorn.

Uma tarefa nada fácil, diga-se. O inseguro voluntário começa sua jornada sem qualquer ideia de como agir para conquistar seu prêmio!

De que maneira um temível e gigantesco predador pode ser abatido por um simples homem e sua lança puída é uma dúvida logo esclarecida: a fera é alvo de outros caçadores pouco menos sanguinários, mas tão primitivos quanto letais.

Enquanto o lagarto tirano é constantemente acossado, lacerado e enfraquecido pelos ataques dos outros animais pré-históricos, Gorn assiste cada batalha e espera o momento certo para fazer a sua parte. Afinal, "o inimigo do meu inimigo é meu amigo".

Hora de aproveitar e esperar para o golpe final. Cumpra-se o objetivo dantes traçado no início da jornada.

Quando se tem uma única chance na vida para conquistar algo antes considerado impossível, ela jamais deve ser desperdiçada. Por qualquer motivo que seja, é o que dizem as cômicas entrelinhas deste gibi.

É aí que entra o ditado citado no início dessa avaliação. O mal do herói foi fazer justamente o contrário.

Se o "roteiro" não é nada memorável, os bons desenhos compensam. A versatilidade do artista Jeff Zornow é visível em cada quadro. Ele ora demonstra um traçado mais humorístico e caricato, ora alterna para um estilo mais ousado, tendencioso até.

As batalhas entre os animais ocupam tanto a narrativa que os quadros pouco mostram dos cenários, constantemente preenchidos em close-ups frenéticos a cada cena de luta. Os dinossauros e outras feras são muito bem construídos.

No geral, é uma edição que tem mais serventia como portfólio ao talento do desenhista. Para ler, guardar e esquecer que um dia leu - o que muito provavelmente acontecerá.

Ah, sobre o caçador humano, o herói destas páginas? Bom, ele desperdiçou sua chance, algo imperdoável na situação em que se encontrava. Como? Só lendo pra ver.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA