Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

UNIVERSO DC # 15

1 dezembro 2008


Autores: A noite em que Chicago morreu e O pacto final - Bill Willingham (texto), Tom Derenick (desenhos), Wayne Faucher (arte-final) e Mike Atiyeh (cores);

Renegados em Xeque - Greg Rucka, Judd Winick (texto), Joe Bennet, (desenhos), Jack Jadson (arte-final) e Santiago Arcas (cores);

Pretérito perfeito - Greg Rucka, Judd Winick (texto), Joe Prado (desenhos e arte-final), Joe Bennet, (desenhos), Jack Jadson (arte-final) e Santiago Arcas (cores).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Agosto de 2008

Sinopse: A noite em que Chicago morreu e O pacto final - O Pacto das Sombras vai a Chicago enfrentar o Doutor Gotham. E o Demônio Azul tenta, nos tribunais, anular o contrato que fez com o diabo.

Renegados em Xeque - Renegados e Xeque-Mate precisam decidir se vão ou não salvar os colegas abandonados à mercê de Chang Tzu.

Pretérito perfeito - O Xeque-Mate se recompõe do conflito ao lado dos Renegados.

Positivo/Negativo: A reforma editorial por que a linha DC da Panini passará tem como uma das conseqüências o cancelamento de Universo DC - e este é o último número da revista.

Pouco mais de um ano depois de um começo fraco, forjado na rabeira de Crise Infinita, o título chega ao fim. Ficou marcado por um mix de séries de personagens de segundo escalão, algumas bacanas (Xeque-Mate, SJA e, às vezes, Pacto das Sombras), outras fracas (Omac) e umas lamentáveis (Batalha por Blüdhaven, Batalha por Blüdhaven e, para enfatizar, Batalha por Blüdhaven).

Este último número serve para fechar os arcos de Pacto das Sombras e Xeque-Mate. Por acaso, são as únicas duas séries remanescentes do mix desde o começo da publicação.

A revista é dividida pela metade.

A primeira é ocupada pelo Pacto das Sombras, em uma aventura mística divertida - mas que não chega a ser um dos pontos altos do grupo. É apenas razoável, tanto no desenho quanto no texto.

A outra metade fica para Xeque-Mate - e aí está o maior problema da edição. Como o título está em pleno crossover Renegados em Xeque, interligado à revista Novos Titãs, surge um rombo na narrativa.

O pior é que a primeira história continua na outra publicação. Já a segunda é uma espécie de epílogo da saga, e se relaciona com fatos mostrados em Novos Titãs # 50. Embora haja um aviso de que a conclusão está em outra revista, a Panini não deixa claro que a leitura imediata da segunda aventura pode estragar algumas das surpresas do desfecho do arco.

Problemas à parte, o epílogo é a melhor parte da revista. Rucka, seu escritor, faz algo que é raro de se ver em revistas de super-heróis: consegue ser emocional sem ser cafona.

Apesar de encerrar os dois arcos, Universo DC chega ao seu fim com pontas soltas nas duas séries - culpa da característica do mercado de super-heróis, marcado por uma narrativa sem prazo para acabar. A Panini já deu indícios (mas não certeza) de que ao menos Xeque-Mate deve voltar a ser publicado.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA