Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

VAPT E VUPT

1 dezembro 2011

VAPT E VUPT

Editora: HQM / Grrr!.. - Edição especial

Autor: Marcio Barldi (textos e desenhos).

Preço: R$ 10,00

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Dezembro de 2010

 

Sinopse

Coletânea de tiras e HQs da dupla de passarinhos Vapt e Vupt, personagens criados por Marcio Baraldi em 1995 e originalmente publicados em revistas cristãs do Brasil, como Alô Mundo e Visão Espírita.

Positivo/Negativo

Marcio Baraldi é um típico cartunista de nicho. Criou séries para roqueiros (Roko-Loko), tatuados (Tattoo Zinho) e até religiosos, como Vapt e Vupt.

É possível que nem todos os que curtem uma série apreciem as outras, mas a verdade é que Baraldi encontra um público cativo para onde quer que mire suas tiras, charges e HQs.

Dentro da proposta de mostrar as mazelas sociais, políticas e de outras áreas em que a humanidade coloca a mão da maldade, Vapt e Vupt se sai bem.

Sempre apontando e questionando o que acontece de ruim com a Terra e seus habitantes, os passarinhos são sarcásticos, irônicos e, muitas vezes, tocantes.

Não há propriamente sacadas de humor na série, com exceção de duas ou três HQs que, mesmo assim, têm algum protesto como pano de fundo.

O que vale é a mensagem que, com ou sem pieguice, acaba chegando ao leitor de forma clara e sem a vergonha de parecer estar falando com quem está com o álbum nas mãos.

E o estilo nervoso e caótico dos desenhos de Baraldi acaba servindo de contraponto para esse ritmo de reflexão.

Mas, apesar de o texto de apresentação nas orelhas do álbum registrar que Vapt e Vupt não se perdem em "devaneios religiosos", sua HQs têm, sim, conotações religiosas e dogmáticas.

Isso desfila em praticamente todas as páginas, com as presenças - nominais ou visuais - de Deus e Jesus Cristo tecendo comentários sobre os seres humanos, ou mesmo com a participação do médium Chico Xavier e da divulgação de conceitos e expressões do Espiritismo, incluindo a ciência da transcomunicação instrumental.

Por esse motivo, certamente o público desta coletânea - que leva pela primeira vez os personagens para fora das publicações do segmento espírita - deverá permanecer restrito.

Ateus convictos e evangélicos fervorosos provavelmente estarão excluídos da lista.

Fica ainda o toque para que os erros de português - como crases mal aplicadas e ausência de vírgulas depois de vocativos -, presentes nesta edição, não se repitam nas aventuras de Vapt e Vupt, que continuam sendo publicadas na revista Visão Espírita.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA