Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

VIGOR MORTIS COMICS

1 dezembro 2011

VIGOR MORTIS COMICS

Editora: Zarabatana - Edição especial

Autores: Paulo Biscaia Filho e José Aguiar (roteiro) e José Aguiar e DW Ribatski (desenhos).

Preço: R$ 30,00

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Maio de 2011

 

Sinopse

Sucesso no teatro e no cinema, a linguagem da Cia. Vigor Mortis chega aos quadrinhos. Não se trata de adaptações das peças de seu repertório para as HQs, mas de tramas inéditas com os personagens nelas surgidas.

Positivo/Negativo

Este álbum é um híbrido em diversos aspectos. De imediato, com um pouco mais de informações (várias delas dadas na instrutiva orelha da publicação), sabe-se que se trata de um crossover entre teatro, cinema e quadrinhos, a partir da companhia paranaense Vigor Mortis.

O grupo foi criado por Paulo Biscaia Filho e se notabilizou em Curitiba por encenar peças inspiradas no Grand Guignol, teatro parisiense que, entre 1897 e 1962, especializou-se em espetáculos de horror. Depois de diversas encenações, Biscaia escreveu e dirigiu um filme para cinema (Morgue Story – Sangue, Baiacu & Quadrinhos) e, agora, enveredou pelas HQs, dividindo os roteiros com José Aguiar.

O universo de Vigor Mortis Comics tem em comum algumas das peças mais famosas de Biscaia. Para os roteiros, foram usados diversos personagens já apresentados nos palcos, que ganharam a roupagem de HQ sem que, para isso, o leitor precise necessariamente conhecer as criações originais. Muita criatividade e simpáticos textos de apresentação antes de cada trama garantem a coerência.

Os roteiristas conseguiram o difícil feito de bolar um mundo próprio. Daí vem outro híbrido de Vigor Mortis Comics: a variedade de estilos de narrativa. São oito pequenos contos que transitam entre escracho, terror, metalinguagem, mistério, suspense, aventura, romance e paranoia – tudo misturado e sem jamais perder o pique.

Como coroação, Biscaia e Aguiar terminam a HQ deixando claro ter pensado em tudo, para que o enredo, aparentemente desconexo e independente em cada trama, funcione como um inesperado ciclo. Ao fim, a vontade é retornar à primeira página e ler tudo novamente.

O trabalho de Vigor Mortis Comics se torna ainda mais especial graças aos desenhos impressionantes da dupla José Aguiar e DW Ribatski. Conterrâneos de Biscaia, os dois formam mais um híbrido do álbum. De estilos bastante diferentes, eles se agregaram completamente à proposta do roteirista, e a sensação é de que houve um forte senso de coautoria em todo o processo.

Aguiar mantém os traços reconhecíveis de obras marcantes como Quadrinhofilia e Ato 5, porém mergulhado nos tons de vermelho e nas possibilidades “horroríficas” proporcionadas pelo texto. Especialmente na história Ursula Unchained, é perceptível o impacto criativo que o desenhista impôs, desde o andamento narrativo até a disposição dos quadros nas páginas e a forma como eles dialogam com o clima retratado no conto.

DW, por sua vez, segue um estilo mais abstrato, o que igualmente casa muito bem com as viagens do roteirista. Não que o traço seja indefinido, longe disso: o que o artista faz é se libertar dos aspectos mais clichês de anatomia e bolar curvas e desenhos meio tortos, “errados”, o que diz bastante da condição do tipo de personagem que retrata (vide Oswald apaixonado, que abre o álbum). Quando ele se “encontra” com José Aguiar em A revanche do morto, há outro híbrido, com os três autores compartilhando a conclusão da publicação.

A caprichada edição é uma parceria entre a Quadrinhofilia Produções Artísticas, de José Aguiar, e a Zarabatana: tem papel couché, cores fortes, belíssimo acabamento e um ótimo material para além das histórias em questão (desde o prefácio de Paulo Biscaia até um posfácio sobre a Cia. Vigor Mortis, escrito por Fernada Baukat). O álbum teve incentivo da Lei de Mecenato Municipal de Curitiba, mostrando quanto o poder público é capaz de permitir voos imprescindíveis de artistas dos quadrinhos brasileiros.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA