VOSTRADEIS – O MAGO, O MITO, O PICARETA

Por Audaci Junior
Data: 1 dezembro, 2012

VOSTRADEIS - O MAGO, O MITO, O PICARETA

Editora: Devir – Edição especial

Autor: Fernando Gonsales (roteiro e arte).

Preço: R$ 52,50

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Outubro de 2012

 

Sinopse

A trajetória de um alquimista de terceira categoria. Nas suas peregrinações pelas florestas e aldeias medievais, o mago Vostradeis encontra demônios, donzelas e escoteiros leprosos. Baseado em acontecimento absolutamente irreais.

Positivo/Negativo

Para quem nunca viu ou duvidava que Fernando Gonsales pudesse se sair bem em histórias em quadrinhos mais longas do que suas tirinhas, a resposta está nesta coletânea, que resgatou episódios publicados originalmente em vários periódicos dos anos 1980, principalmente entre os 29 números da finada revista Níquel Náusea (1986-1996), além de uma HQ inédita do personagem.

Com um ritmo diferente das tiras, em que cada quadrinho “prepara” para a piada final, o humor corriqueiro de Gonsales ganha uma nova cadência na maioria das aventuras.

Ajudando no ritmo e oxigenando as aventuras do alquimista que adora praguejar e se dar bem nas suas perambulações, notas explicativas e históricas (não tão fidedignas às fontes reais) sobre os temas são colocadas entre cada história, como uma introdução. São explicações sobre a peste, o feudalismo, o amor romântico, as cruzadas e outros elementos que povoam o imaginário coletivo sobre a época.

O “clima” medieval escrachado de Vostradeis já é incorporado na biografia do autor, que informa: ele nasceu 508 anos após o final da Idade Média, cursou alquimia e escolheu um rato como personagem principal de sua HQ Níquel Náusea, “apesar de chocado com a mortalidade da Peste Negra”.

O mago mequetrefe vende elixir da juventude para os velhinhos do asilo desfrutarem da enfermeira virgem de 32 anos, busca presságios no meio da floresta, tenta transmutar chumbo em ouro com ajuda de um louco esperto, exorciza demônios de uma garotinha, se depara com o deus-galinha, entre outras panaceias de alquimista.

Saído das bancas de jornais nos anos 1980, Vostradeis ganha uma nova fórmula presente nas prateleiras das livrarias e lojas especializadas, com uma edição de luxo caprichada, com páginas coloridas em papel couché, capa dura com laminação fosca, reserva de verniz e hot-stamp dourado.

Uma edição à altura do mago, do picareta, do mito.

 

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.