Yuyu Hakusho # 13

Por Felipe T. Aquino
Data: 21 dezembro, 2015

Yuyu Hakusho # 13Editora: JBC – Revista mensal

Autor: Yoshihiro Togashi (roteiro e arte).

Preço: R$ 14,90

Número de páginas: 192

Data de lançamento: Outubro de 2015

Sinopse

Finalmente, o confronto derradeiro entre Yusuke e Toguro! É o final do arco do Torneio das Trevas. E mais: O surgimento de novos inimigos!

Positivo/Negativo

Na conclusão do Torneio das Trevas, Yusuke finalmente derrota Toguro, que morre feliz por enfim encontrar um inimigo mais forte. Esse é outro recurso clássico utilizado pelos autores de mangás: o inimigo não é realmente mau, mas faz as vezes de um rival, o que leva a uma admiração mútua entre os adversários.

De fato, o final da luta revela que Kuwabara possivelmente não morreu porque Toguro teria apenas atacado o amigo de Yusuke para despertar o verdadeiro poder de seu adversário.

Depois disso, é introduzido um epílogo mostrando Toguro reconhecendo seus erros ao adentrar o mundo espiritual e um encontro com a sua rival/amante/mestra Genkai. É um momento bastante singelo, um diferencial do título dentre os inúmeros mangás que se encontram nas bancas hoje.

Personagens que voltam dos mortos são um tema recorrente em diversos mangás, como Dragon Ball, por exemplo. Aqui, por se tratar de uma história que permeia o mundo espiritual, esse recurso cai como uma luva. No caso, a escolhida é a mestra Genkai, a quem os lutadores pretendiam ressuscitar caso vencessem o torneio, já que seria concedido um desejo aos campeões.

Quando esta esperança parecia morta, com a destruição da arena do torneio por Sakyou, é revelado, para surpresa geral, que Koenma havia preservado o corpo da mestra para posterior ressurreição. O arco termina com a fuga dos personagens da ilha sede da competição.

A seguir, a edição apresenta alguns capítulos que servem como introdução ao próximo arco. Três jovens humanos com estranhos poderes chamam a atenção de Koenma, mas, antes que ele pudesse convocar os heróis para investigar, Yusuke é sequestrado por eles.

As histórias trazem um tipo de desafio interessante, no qual os heróis precisam usar a inteligência para derrotar os adversários. Ainda que não sejam passagens das favoritas dos fãs, são capítulos interessantes, pois demonstram a personalidade dos personagens.

Enquanto Kurama usa sua inteligência para vencer um inimigo num interessante jogo de palavras, Yusuke utiliza a sua malandragem para derrotar os rivais restantes.

Também vale ressaltar a tradução e a adaptação da JBC no jogo de palavras já mencionado, sem perder o sentido, bem como as notas em que são apresentados os nomes originais e os da versão brasileira do animê.

Classificação

4,0

.

Compre Yu Yu Hakusho # 13 aqui!

.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Stefano Barbosa

    é 1 dos “manganimes” ke + gosto!