ZAGOR SPECIALE # 19

Por José Ricardo do Socorro Lima
Data: 1 dezembro, 2007


Título: ZAGOR SPECIALE # 19 (Sergio
Bonelli Editore
) – Revista anual

Autores: Moreno Burattini (roteiro) e Marcello Mangiantini (desenhos).

Preço: 4,80 Euros

Número de Páginas: 160

Data de lançamento: Abril de 2007

Sinopse: Em Massachusetts, no ano da graça de 1723, a feiticeira Anulka foi queimada na fogueira, após ser condenada por bruxaria.

Antes de morrer, ela lança uma maldição sobre o Reverendo Joshua Glover, responsável por sua captura. Tanto ele quanto seus filhos e netos morreriam sob mil tormentos.

Mais de um século após, a maldição ainda continua atingindo seus descendentes. Desta vez, o mal ronda a jovem Julia Glover, trineta do reverendo.

Zagor, Chico e o xerife Cody empenham-se em descobrir o que há de verdade e de mentira nessa maldição, enfrentando, no fim, uma surpresa que lhes pode ser mortal.

Positivo/Negativo: Moreno Burattini, autor da história, inspirou-se na caça às bruxas ocorrida nos Estados Unidos, a partir do século XVII. Um dos acontecimentos mais conhecidos foi a perseguição religiosa em Salem, em 1692, que matou 24 pessoas, entre homens e mulheres acusadas de bruxaria.

A história inicia-se justamente poucos anos após esses assassinatos, indicando que a histeria coletiva ainda existia no local.

Anulka foi presa em flagrante após assassinar um homem. Não há dúvidas sobre seus propósitos malignos. Resta saber se sua maldição realmente atingiu a família Glover ou se tudo não passa de uma trama bem arquitetada por alguém que quer se ver livre da jovem Julia Glover.

Embora a trama não seja excepcional (pela metade da revista já dá para perceber que um dos personagens não é o que aparenta), Burattini cria um final inesperado, acrescentando um elemento surpresa ao enredo.

As chances de o público brasileiro ver essa aventura em 2008 são enormes, pois a Mythos resolveu adiantar a cronologia da coleção Zagor Especial. Até o fim do ano, estão garantidos os números # 10 a # 13, que publicarão as histórias dos números # 15 a # 18 da série Zagor Speciale.

Assim, a revista brasileira Zagor Especial # 14 deverá trazer esta aventura.

Classificação:

4,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.