Antes de ser desenhista superstar, Jim Lee foi rejeitado na Marvel

Por Samir Naliato
Data: 21 março, 2014

Jim Lee alcançou sucesso na indústria de quadrinhos trabalhando para a Marvel Comics, principalmente depois que assumiu a revista dos X-Men. Ele atraiu fãs e criou uma legião de desenhistas que tentavam emular seu traço.

No início da década de 1990, foi um dos fundadores da Image Comics, abriu seu próprio estúdio (WildStorm) e hoje é um dos chefões da DC Comics. Seja qual for a sua opinião sobre ele, é inegável que o cara alcançou um sucesso raro em seu meio profissional.

Mas nem sempre foi assim.

Veja abaixo uma das cartas da Marvel, assinada por Elliot R. Brown, recusando os trabalhos de Jim Lee e dando dicas de como melhorar seus desenhos, antes de ele alcançar o estrelato alguns anos depois, pela mesma editora.

“O seu trabalho parece feito por quatro pessoas diferentes. O melhor desenho é o da página 7, no painel com os agentes (canto inferior esquerdo), e o close de rosto. O resto dos desenhos são de qualidade muito inferiores. O mesmo pode ser dito da sua arte-final. Reenvie quando seu trabalho estiver consistente, e aprender a desenhar mãos”, diz a carta.

Esta é uma das cartas de rejeição reunidas pelo site Distractify, que mostram personalidades sendo recusadas no início da carreira. Outras foram Madonna, Tim Burton, U2, J.K. Rowling, Jerry Seinfeld, Elvis Presley, Steve Jobs, Oprah Winfrey e outros.

A moral da história? Nunca desista de seus sonhos!

Carta da Marvel para Jim Lee

• Outros artigos escritos por

.

.

.