E se os heróis dos quadrinhos enfrentassem os tribunais no mundo real?

Por Marcus Ramone
Data: 29 abril, 2015

Qualquer fã de quadrinhos de super-heróis já se questionou, pelo menos uma vez na vida, sobre como os poderes, as ações e outras intervenções desses personagens no universo em que vivem estariam sujeitos às leis do mundo real.

Quem pagaria pela destruição das ruas e patrimônios públicos e particulares, que sempre acontece durante os confrontos entre heróis e vilões?

Se a visão de calor do Superman é uma arma, então ele estaria protegido pela Segunda Emenda da constituição dos Estados Unidos, que garante aos cidadãos o direito de possuir armas de fogo?

Os X-Men, na condição de mutantes legalmente reconhecidos como tais, têm direito à proteção constitucional contra discriminações raciais?

E como ficaria um vilão preso pelo assassinato de um super-herói que voltasse à vida?

Law and the Multiverse: Superheroes, supervillains, and the Law

Essas e muitas outras perguntas são respondidas no divertido – e não menos didático – blog norte-americano Law and the Multiverse: Superheroes, supervillains, and the Law.

Criado pelos advogados James Daily e Ryan Davidson – que moram em cidades diferentes e não se conhecem pessoalmente, mas compartilham a paixão pelos gibis de super-heróis -, o blog em pouco tempo chamou a atenção de juristas e fãs de HQs, ganhando repercussão internacional depois de uma reportagem publicada pelo The New York Times.

Tratando as questões legais pertinentes aos super-heróis e supervilões com uma linguagem jurídica – mas de fácil entendimento -, os debates promovidos por Daily e Davidson têm recebido elogios de professores de várias universidades, que estão indicando o blog como ferramenta de apoio educacional.

E como os textos lançam mão do humor para tornar a leitura mais dinâmica e acessível, a diversão fica garantida para quem visitar o Law and the Multiverse e fazer um exercício de imaginação com seus personagens preferidos.

Law and the Multiverse: Superheroes, supervillains, and the Law

• Outros artigos escritos por

.