Evento histórico reuniu Jack Kirby, Carl Barks e outros gênios das HQs

Por Marcus Ramone
Data: 22 abril, 2014

Foi uma histórica reunião de consagrados artistas de histórias em quadrinhos. Dentre eles, estavam Milton Caniff (Terry e os Piratas), Carl Barks (Tio Patinhas), Burne Hogarth (Tarzan), Jack Kirby (Quarteto Fantástico), Hank Ketcham (Denis, o Pimentinha), Will Eisner (Spirit) e outros lendários gênios da nona arte que, infelizmente, já faleceram, além de alguns que ainda estão na ativa, como Sergio Aragonés e Mark Evanier, e o então jovem promissor Frank Miller.

Embora pareça o devaneio de algum inveterado fã de HQs, essa reunião aconteceu há 32 anos, durante a convenção de quadrinhos San Diego Comic-Con, até hoje consagrada como a mais importante do gênero nos Estados Unidos.

Carl Barks e Burne Hogarth

Se em 1982 o encontro de tantos quadrinhistas clássicos já era motivo para alvoroçar os fãs, atualmente esse fato tem o gosto de saudosismo e curiosidade (como a presença de Clarence Nash, o dublador original do Pato Donald nos desenhos animados).

E o responsável por esse resgate histórico é Alan Light, fundador do periódico semanal Comics Buyer’s Guide, especializado em quadrinhos. Ele registrou o evento em fotos que guardou como um verdadeiro tesouro e, em 2007, disponibilizou tudo em um álbum virtual no Flickr, site de compartilhamento de imagens – na época, o Universo HQ publicou uma nota sobre esse encontro histórico, que vale a pena ser revivido agora.

Clique aqui para ver a galeria completa de imagens.

Frank Miller

Jack Kirby

• Outros artigos escritos por

.

.

.