HQs de Batman, Luluzinha e outros personagens em paródias de clássicos da literatura

Por Marcus Ramone
Data: 15 abril, 2015

Masterpiece ComicsEm 2009, o cartunista R. Sikoryak lançou nos Estados Unidos, pela Drawn and Quarterly, a coletânea em capa dura Masterpiece Comics, que reúne algumas de suas melhores paródias de clássicos da literatura mundial protagonizadas por famosos personagens dos quadrinhos.

A começar pela capa – emulando a de uma edição clássica de All Star Comics, agora estrelada pelas imagens de célebres escritores -, o livro transformou obras de Dante Alighieri (A Divina Comédia), Shakespeare (Sonhos de Uma Noite de Verão), Nathaniel Hawthorne (A Letra Escarlate), Dostoievski (Crime e Castigo) e muitos outros autores em versões protagonizadas por Batman, Luluzinha, Garfield, Beavis e Butthead, Belinda e vários personagens de diversas épocas da nona arte.

Dentre os destaques, um Charlie Brown na pele de Gregor Samsa, o vendedor que se transforma em barata na Metamorfose de Franz Kafka; O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, vertido para o estilo gráfico das aventuras de Little Nemo, criação de Windsor McKay; e O Morro dos Ventos Uivantes – obra mais famosa da escritora britânica Emily Bronte – no estilo de Tales of Crypt, histórico gibi de terror da EC Comics.

Mas a grande sacada de Sikoryak foi, a partir do lançamento de Masterpiece Comics, fazer a obra continuar até hoje comentada. Graças ao projeto The Brick’s Comic Book Theater Festival, em que ele e vários atores interagem com as HQs do álbum em um palco, dando voz aos personagens diante de uma tela em que são projetados os quadrinhos.

O evento tem corrido os Estados Unidos e possui uma página oficial no Facebook.     

Masterpiece Comics continua em catálogo nos e-shops dos EUA, ao preço médio de 14 dólares.

The Brick's Comic Book Theater FestivalThe Brick’s Comic Book Theater Festival

• Outros artigos escritos por

.

.

.