Lacarmélio de Araújo, o folclórico artista das HQs independentes

Por Marcus Ramone
Data: 27 abril, 2015

Para quem conhece as vicissitudes por que passa quem se arrisca a produzir HQs no Brasil e faz disso seu meio de vida, é de surpreender o fato de que há um artista brasileiro independente que não apenas se sustenta com esse trabalho, como também foi capaz de comprar o apartamento em que mora usando cada centavo obtido com a venda, “mano a mano”, de revistas em quadrinhos.

Lacarmélio de Araújo é o criador, roteirista e desenhista do gibi Celton. É também o responsável pela divulgação, distribuição e venda da HQ. Desde 1998, o autor já lançou mais de 30 edições, que totalizam cerca de um milhão de exemplares vendidos, segundo suas contas, uma marca fantástica para uma publicação independente e que circula em um mercado restrito.

Lacarmélio de Araújo

Os moradores da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, campo de atuação do quadrinhista, já se acostumaram àquela figura folclórica que corre de um lado para outro nos sinais de trânsito ou nos engarrafamentos, sempre de paletó e gravata (faça chuva ou sol escaldante), segurando uma enorme placa estandarte que anuncia os gibis de seu personagem.

Celton é um herói sem máscara, sem uniforme e sem identidade secreta, que ajuda os necessitados e enfrenta bandidos comuns. Uma das atrações das histórias, entretanto, são os detalhes das paisagens urbanas da capital mineira. O personagem surgiu em meados na década de 1980. Entre 1992 e 1998, saiu de circulação, até que Lacarmélio pôs na cabeça que dispensaria todo o seu tempo para fazer aquilo de que mais gostava e transformou isso em sua única fonte de renda.

Lacarmélio de Araújo

No início deste ano, o artista esteve no Rio de Janeiro para divulgar e vender o fruto de seu trabalho nas ruas da capital. E chamou tanta atenção que voltou a ganhar os holofotes da mídia – e mais alguns fãs.

Um exemplo de perseverança e crença em si mesmo que faz de Lacarmélio de Araújo o verdadeiro herói das histórias que escreve.

Assista abaixo a uma entrevista com o artista – realizada em janeiro de 2015, pela TV Brasil – e siga seu perfil no Facebook para saber mais sobre ele, que há tempo adotou como nome artístico o de seu próprio personagem.

Celton # 30

• Outros artigos escritos por

.

.

.