O dia em que o Pato Donald encontrou Hitler

Por Marcus Ramone
Data: 13 maio, 2015

O ex-ditador nazista Adolf Hitler é hoje uma figura tabu na Alemanha por motivos tão óbvios quanto o que sua existência representou para a humanidade.

Em agosto de de 2010, um episódio envolvendo a imagem do Führer ganhou tamanha proporção negativa no país – a ponto de ganhar os noticiários internacionais (inclusive no Universo HQ) em poucas horas -, que somente o tratamento comedido dispensado ao assunto pelos alemães explica a repercussão.

Dessa vez, os quadrinhos Disney estiveram no olho do furacão.

Tudo começou quando um jovem de 15 anos de idade, folheando o gibi Lustiges Taschenbuch # 370 – publicado pela editora Egmont Ehapa Verlag e lançado na Alemanha no dia 6 de novembro de 2007 -, encontrou em alguns quadrinhos da história Die Superschurkenschule (A Escola de Supervilões) um personagem com as feições e postura de Hitler.

HitlerDonald

Na aventura, o Pato Donald, após desastrosas e sucessivas derrotas diante das tentativas de consertar o encanamento de sua casa, resolve se matricular em um curso para encanadores. Atrapalhado como sempre, ele acaba entrando em uma escola de supervilões, da qual faz parte o caricato Hitler.

Informado pelo leitor, o jornal alemão Bild procurou a editora para colher esclarecimentos.

Um porta-voz da Egmont afirmou, na época, que o italiano Pasquale Venanzio, autor dos desenhos da HQ, não trabalhava mais na companhia, mas que sua intenção teria sido apenas a de fazer uma alusão irônica do líder nazista em um grupo de vilões.

Coincidência ou não, esse foi o último trabalho de Venanzio para a editora. A HQ – produzida na Dinamarca e lançada simultaneamente em vários países da Europa – acabou ficando suspensa para exportação, até sofrer os necessários retoques nos quadros polêmicos, e só foi republicada em 2009, na China, e em 2011, na República Tcheca.

Escrita pelo norte-americano Stefan Petrucha, a aventura de 30 páginas permanece inédita no Brasil.

• Outros artigos escritos por

.

.

.