O gibi que quase publicou Marvel e DC no mesmo título

Por Marcus Ramone
Data: 18 janeiro, 2016

Em agosto de 1999, a Editora Abril lançou o gibi Especial do Mês, em formatinho, capa cartonada e com uma proposta singular: publicar HQs da Marvel e da DC no mesmo título.

A ideia deixou em polvorosa os fãs das duas editoras, que nem se deram ao trabalho de questionar a possibilidade de tamanha façanha, levando-se em conta que as publicadoras norte-americanas certamente não permitiriam uma iniciativa desse tipo.

Apesar de a intenção ter sido publicar uma editora por edição, Especial do Mês durou apenas quatro números, somente com personagens da Marvel – X-Force, Tropa Alfa, Thunderbolts e Excalibur, respectivamente -, em volumes de 160 páginas.

Apresentando HQs atrasadas cronologicamente, mas de qualidade suficientemente boa para merecerem a publicação, cada edição trazia aventuras fechadas, como o derradeiro arco de histórias do Excalibur.

O destaque ficou para os Thunderbolts, os super-heróis/vilões do momento, que tiveram sua origem contada na edição # 3.

Especial do Mês não realizou o intento de fazer um crossover no mix do gibi, mas entrou para a história como um belo “quase” que atiçou os leitores.

Especial do Mês 1 - X-ForceEspecial do Mês # 4 - Excalibur

• Outros artigos escritos por

.

  • Marco Túlio Vilela

    Publicar personagens de editoras concorrentes(ou de syndicates concorrentes, se considerarmos também a republicação de tiras de jornais em revistas) no mesmo título era prática comum pelas editoras brasileiras nas décadas de 1940 e de 1950. Exemplo disso é o crossover não autorizado entre o Capitão Marvel original (SHAZAM) e o primeiro Tocha Humana.

    • Marcus Ramone

      Na década de 1990 isso já era impensável. :-)

  • Leandro Vargas

    O grande destaque para mim foi esta com o final do Excalibur, que mesmo assim teve inúmeras edições puladas pela Abril.

  • Fernando Leal

    bÃ, nessa fase aí foi mais ou menos quando comecei a descontinuar minhas coleções que vinham desde 84, fase difícil para fãs de quadrinhos, especialmente no Brasil. Nessa época seria impensável o que temos editado hoje em dia.

  • Grandes Heróis Marvel #9 publicou o crossover de X-Men e Novos Titãs.

    • Marcus Ramone

      Sim, mas não se tratava de um gibi com mix multieditorial.

    • Marcus Ramone

      Sim, mas não se tratava de um gibi com mix multieditorial.

  • Luís Fajardo

    A série Graphic Novel da ed. Abril possuia numeração contínua e publicava de tudo…

    • Carlos EJT Vázquez

      Bem lembrado!

  • Marco1964

    A editora Globo fez algo parecido com o gibi MARVEL FORCE. Em uma edição, publicava material da Marvel (tentando concorrer com a então toda poderosa Abril Jovem) e na seguinte, material da King Features (Fantasma, Mandrake e, se não me engano, Recruta Zero!!!).