Os 65 anos dos Escoteiros Mirins

Por Marcus Ramone
Data: 22 fevereiro, 2016

De criaturinhas incontroláveis a crianças sérias e responsáveis, Huguinho, Zezinho e Luisinho devem essa mudança à sua entrada nos Escoteiros Mirins, criação do roteirista e desenhista Carl Barks.

Os personagens, em sua versão escotista, estrearam em fevereiro de 1951, na HQ St. Bernhard Operation (Operação São Bernardo, no Brasil), publicada em Walt Disney Comics # 57.

Desde então, sempre acompanhados do indefectível Manual do Escoteiro Mirim, a poderosa enciclopédia em volume único contendo simplesmente todos os conhecimentos históricos e gerais de que se tem notícia, os trigêmeos protagonizaram histórias escritas e desenhadas por artistas de muitas nacionalidades, que foram publicadas em diversos países, nos quais não deixaram de fazer sucesso em aventuras cheias de ação, humor, inteligência e, claro, traquinagens – afinal, apesar de tanta maturidade, felizmente, eles nunca deixaram de ser crianças.

Por aqui, pela Editora Abril, o trio estrelou vários números da extinta Edição Extra e do Disney Especial, foi título de almanaques regulares e edições comemorativas e, em 1988, ganhou seu próprio gibi quinzenal, que durou 26 edições.

Mas foi com o Manual do Escoteiro Mirim, o Super Manal do Escoteiro Mirim (um calhamaço com centenas de páginas, à altura de sua contraparte dos quadrinhos) e a Biblioteca do Escoteiro Mirim, nos anos 1970 e 1980, que os personagens ganharam destaque no Brasil e conquistaram muitos fãs. Essas publicações continuam sendo objeto de desejo dos colecionadores de qualquer idade.

Sempre alertas, pequenos generais de dez estrelas!

Escoteiros Mirins em 1980Escoteiros Mirins

• Outros artigos escritos por

.

  • alexandrebn

    Os Escoteiros Mirins são ótimos. Durante toda minha infância cobicei o Super Manual, que podia ler em uma biblioteca pública perto de casa.
    Na idade adulta consegui adquiri-lo. Xodó da coleção!
    Excelente a lembrança da data comemorativa.
    Essa última imagem/capa que ilustra a matéria é de alguma edição atual?

    • Marcus Ramone

      A imagem é da edição comemorativa dos 55 anos.
      Também adquiri o Super Manual somente há poucos anos. Quando eu era criança, sempre invejei um amigo meu que tinha um, hehehehehehe.

  • Reginaldo Costa

    A abril vai lançar algum especial para comemorar?

    • Marcus Ramone

      Infelizmente, não.

  • alexandrebn

    A propósito Ramone, e a continuação de A Queda do Superpato?

    • Marcus Ramone

      Tô terminando. ;-)

  • Alexandre Pinto Harich

    Eu tinha o manual da primeira edição ,até hoje não sei onde foi parar . Era algo para guardar na família!