Os 85 anos do Pateta

Por Marcus Ramone
Data: 2 maio, 2017

Era 2 de maio de 1932 quando o curta-metragem de animação Mickey’s Revue estreou nas matinês dos cinemas dos Estados Unidos, apresentando um personagem coadjuvante atrapalhado, desengonçado e com uma risada diferente e engraçada que agradou de imediato. Seu nome era Dippy Dawg e ele estava predestinado a se tornar uma das mais divertidas criações de Walt Disney.

Hoje, exatamente 85 anos depois daquela estreia marcante, o cachorro antropomorfizado que passou a se chamar Goofy participou de quase 100 desenhos animados – muitos dos quais estrelados apenas por ele – e virou figura fácil de encontrar nos quadrinhos Disney produzidos em diversos países. No Brasil, o personagem ganhou o inconfundível nome de Pateta.

Ao lado do inseparável amigo Mickey Mouse, ou ainda defendendo a lei e a ordem na pele de seu alter ego heroico, o Superpateta, ele protagonizou inesquecíveis histórias em quadrinhos que o colocaram no panteão dos grandes personagens da Disney.

Não é toa que a série Pateta Faz História, apenas para citar um entre centenas de exemplos, é considerada um clássico dos quadrinhos em todos os tempos e já foi republicada diversas vezes em vários países, incluindo o Brasil – onde Pateta já foi título de gibi por três vezes, nas décadas de 1980 e 2000 e desde 2011, todas pela Editora Abril.

Atualmente, assim como muitos dos nomes clássicos da galeria Disney, o simpático e ingênuo Pateta não goza do mesmo prestígio de outrora. Mas, ainda assim, continua aparecendo em histórias em quadrinhos reeditadas ou inéditas, para a alegria dos veteranos fãs do personagem.

Nada mal para um velho cão octogenário.

 

• Outros artigos escritos por

.

  • Banzé Menezes

    Pateta é um boi, já que gosta da Clarabela, que é uma vaca.

    • Chefe O’Hara

      Ah, romance interespecies é até comum na Disney. A própria Clarabela também costuma se engraçar com o cavalo Horácio. Também tem o caso de amor de décadas entre o papagaio Zé Carioca. E a periquitinha Rosinha. E me lembro de ter lido uma história em que a galinácea Clara de Ovos contava seu passado e nos revelava que era filha de um cachorro e uma galinha (ou seria de um galo e uma cachorra?).

    • Já ouvi gente afirmar que o Mickey é um Urso, pq é maior que o Pluto, hahaha!

  • ataulfomfreire

    Pateta tem publicação mensal pela abril e Pateta faz história está sendo reeditado em capa dura…

    • Marcus Ramone

      Sim. ;-)

  • Pedro Bouça

    Para ser justo, o Pateta tem apenas duas séries de quadrinhos “solo” memoráveis, Pateta Faz História e Pateta Repórter. Ambas excelentes!

    Normalmente ele serve mais como escada para o Mickey.