Os personagens Disney desenhados por Hitler

Por Marcus Ramone
Data: 31 julho, 2015

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos personagens da Disney foram usados pela Alemanha contra os Aliados. Não raros eram os desenhos animados produzidos pelos alemães, em que a turma de Patópolis representava os ideais nazistas e agia contra os países inimigos da tirania de Adolf Hitler.

Em 1937, Joseph Goebbels, então ministro da propaganda da Alemanha, presenteou o Führer com diversas cópias de animações do camundongo Mickey, o que teria levado Hitler a criar uma produtora de desenhos animados para servir aos propósitos de seu regime ditatorial.

De acordo com historiadores, Hitler era tão aficionado pelas animações Pinóquio e Branca de Neve, de Walt Disney, que irritava-se com o fato de os cineastas alemães não conseguirem fazer produtos com aquela qualidade. E, ao que parece, ele também costumava desenhar esses personagens.

Em 2008, o historiador norueguês William Hakvaag, diretor do Museu da Guerra de Lofoten, na Noruega, encontrou quatro exemplares dessas artes ao arrematar recordações da guerra em um leilão na Alemanha. Assinados com “A.H.” ou “A. Hitler”, os desenhos são datados de 1940 e estavam escondidos entre a tela e a cartolina de fundo de uma obra de arte que pertencera ao ex-ditador alemão.

Esconder os desenhos foi uma atitude justificável de Hitler. Afinal, essas artes não seriam vistas com bons olhos no círculo nazista, em pleno conflito contra os Estados Unidos.

Antes de ingressar na carreira política e militar, Hitler chegou a ganhar a vida pintando postais e aquarelas, que vendia nas ruas, em igrejas e até em festas de casamento. Mas não conseguiu por muito tempo fazer disso seu meio de sustento.

Confira abaixo os desenhos disneyanos de Hitler expostos no Museu da Guerra de Lofoten (clique nas imagens para ampliar).

 

Desenho de Adolph HitlerDesenho de Adolph Hitler

• Outros artigos escritos por

.

.

.