Quadrinhos gays evangélicos dividindo opiniões

Por Marcus Ramone
Data: 6 outubro, 2015

Quadrinhos e religião costumam firmar parcerias cujo resultado, via de regra, é a polêmica. Sejam as que ofendem os religiosos ou aquelas de teor cristão que propagam dogmas considerados arrogantes ou extremistas por quem não os aceita, HQs que abordam esse tema causam muitas reações nos leitores e a menos recorrente delas é a indiferença.

Mas a Tim Todd Ministries, entidade evangélica dos Estados Unidos, conseguiu desagradar, de uma só vez, a própria comunidade religiosa do país e a comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) .

Tudo porque, há alguns anos, a TTM distribuiu, para estudantes de escolas públicas norte-americanas, cerca de um milhão de exemplares de uma versão em quadrinhos do Novo Testamento, integralmente adaptado à linguagem dos jovens e a assuntos pertinentes a eles. Para os conservadores cristãos, isso foi um inenarrável sacrilégio, posto que mudanças na Escritura Santa seriam proibidas pelo próprio Livro Sagrado.

Essa Bíblia em quadrinhos, intitulada The Truth for Youth (A Verdade para a Juventude), com desenhos no estilo mangá e que propaga “verdades absolutas” sobre pornografia, evolucionismo e até mesmo o rock´n´roll, dentre outras abordagens direcionadas aos jovens, atacou em cheio o público GLBT.

No gibi, seis páginas tratam da homossexualidade, em uma história protagonizada por um garoto homossexual que é convencido a “mudar de vida” por um homem que afirma ter deixado de ser gay há 30 anos.

The Truth for Youth - pagina 1The Truth for Youth - pagina 6

Em alguns diálogos dos personagens, asteriscos são marcados para indicar passagens bíblicas que pretendem corroborar o discurso contra o relacionamento íntimo entre pessoas do mesmo sexo.

Para selar a pregação, uma mensagem no rodapé da última página da história dá um conselho: “Se você precisa se libertar da homossexualidade, vá ao www.exodus-international.org para uma ajuda confidencial”. O site é da ONG Exodus International, dedicada à “conversão” de gays em heterossexuais.

Basta fazer uma rápida busca na grande rede para encontrar blogs e sites religiosos ou GLBTs dos Estados Unidos comentando a controversa iniciativa da TTM.

De um lado, evangélicos conservadores e literalistas bíblicos atacando o que afirmam ser a banalização do nome e dos preceitos do Livro Sagrado em uma revista em quadrinhos, além da adulteração de passagens da Bíblia; do outro, homossexuais acusando aquela entidade religiosa de propagar a discriminação e a intolerância.

Clique aqui para ler (em inglês) essa e todas as outras histórias em quadrinhos de The Truth for Youth e tire suas próprias conclusões.

Ironicamente, também foi lançada nos Estados Unidos, em 2007, uma curiosa HQ online que preconiza o homossexualidade como uma prática abençoada por Deus.

É um inusitado caso de HQ evangélica gay, cuja surpresa ainda maior reside no fato de que foi produzida sob encomenda de uma legítima entidade religiosa, a WeHo Church, a fim de auxiliar os homossexuais na luta contra o preconceito e a favor de sua integração social.

Ao contrário das outras HQs que exploram apenas o conceito erótico do assunto, Adam & Steve prega a tolerância e o entendimento de que “o amor de Deus é para todos”, segundo expõe um dos trechos do diálogo entre os dois personagens na edição de estreia.

A HQ, escrita por Terry Brewer, com desenhos de Jake Myler, não tem nenhuma relação com o filme cômico gay de mesmo nome, lançado nos Estados Unidos em 2005. O nome forma um trocadilho para Adam e Eve (Adão e Eva).

Adam & Steve Página de Adam & Steve

• Outros artigos escritos por

.

  • Anderson Casotti

    Ocorre que os evangélicos só seguem preceitos do antigo testamento que convém aos líderes religiosos, propagar. Quando dá pra fazer um grande teatro e sair gritando aos 4 ventos e a todos os canais de tv e no Congresso e no Senado, esse tipo de assunto a eles interessam .

    Vejam outros bons exemplos bíblicos do antigo testamento , assim como os textos contra a homossexualidade que lá estão.

    Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti. Deuteronômio 22:20-21
    Essa é a mais legal, a mesma bíblia que diz que devemos matar as adúlteras e as mulheres que perdem a virgindade antes de casamento (inclusive num caso de estupro, já que não há exceção nessa regra).

    E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros. Levítico 25:44-46
    Opa, vamos escravisar… Deus permite!

    Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. Levítico 19:27
    A bíblia proíbe , também no antigo testamento, e aí?

    Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos. Levítico 11:7-8
    e então?

    Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados. Levítico 19:19
    todos evangélicos descumpre uma ou todas essas regras.

    Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera. Marcos 10:7-12
    Mas como se casa e recasa nas Igrejas evangélicas.
    Logo, deviam estar todas essas mulheres mortas, pois às adúlteras a punição é a morte por apedrejamento, coisa que não vi nenhum evangélico pregar a favor ainda.

    A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 1 Timóteo 2:9-12
    Não se vê isso também.

    Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação. Levítico 11:10
    Comeu camarão, lula ou ostra, desobedeceu aos preceitos de Deus.

    Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis. Levítico 3:17
    Comeu mal passado, idem.

    Então , sinceramente, acreditem no que quiserem! só não se metam em política e tentem impor seus preceitos morais tribais a uma nação inteira.

    • W.Santos

      Como eu disse…. cada um é livre para fazer o que bem quiser com a Bíblia. … inclusive citar trechos fora do contexto com o intuito de desautorizá-la ridicularizando sua mensagem. Misturam antigo e novo testamento (sem sequer saber o que significam) e atropelam seus signigicados…. típico de um país colonizado por católicos que nunca leram as Escrituras mas apenas foram catequizados nos dogmas de uma instituição a muito afastada da verdade do Cristo.