Supervergonha alheia: as capas ridículas dos gibis do Superman

Por Marcus Ramone
Data: 4 abril, 2014

“Preciso ir voando ao médico pra tratar dessa minha superincontinência urinária!”Durante décadas, a DC Comics se esmerou em colocar o Homem de Aço em situações ridículas e infantis nas capas dos gibis.

A capa de Action Comics # 251 (abril de 1959) é uma das mais emblemáticas: o Azulão fica tal e qual o Super-Véio, a paródia que a saudosa HQ Os Trapalhões (Bloch Editores) fazia do personagem até meados dos anos 1980. Veja na imagem o Super bem raquítico e com uma barba de ermitão… pedindo carona a um helicóptero porque está muito cansado para voar!

O pior é que o conteúdo do gibi não fica atrás no quesito tosqueira. A história é ridícula: Clark Kent bebe uma fórmula de envelhecimento rápido preparada por um cientista e, em 72 horas, se transforma num velhinho com poderes quase em nível zero.

A aventura foi republicada em 1961, na terceira edição de Giant Superman Annual, que reunia outras histórias bizarras do Homem de Aço. Como a que ele virava uma espécie de Super-Paspalho (com um rosto no estilo Alfred Newman, da revista Mad); ou aquela do Super-Feio (pois é, até isso o Superman já foi!), sem contar outras transformações ridículas.

Quer mais? Veja a capa de Action Comics # 105 (dezembro de 1946). Não é uma coisa meiga o Homem de Aço ajudando o Papai Noel a desentalar o barrigão da chaminé?

Mas tem uma que, toda vez que vejo, faço-me a pergunta “Minha mente é assim tão suja, ou aquilo ali parece um cena pedófila, mesmo que não tenha sido essa a intenção?”. É só dar uma olhada na capa de Action Comics # 457 (março de 1976) e tirar suas próprias conclusões.

Para encerrar, uma olhadela na capa de World’s Finest Comics # 61 (novembro/dezembro de 1952). Só faltam coraçõezinhos e flores flutuando ao redor do “trio dinâmico”, Superman, Batman e Robin, brincando serelepes e mimosos numa gangorra do parquinho da praça.

O que não falta é exemplo de “vergonha alheia” nas capas dos gibis antigos da DC.

“Papai Noel, não seria melhor pedir ajuda ao Eléktron?” “Vejam, meninas, até sentado eu ganho desses dois!”

ActionComics457

• Outros artigos escritos por

.

.

.