Quem são os Guardiões da Galáxia?

Por Sérgio Codespoti
Data: 24 fevereiro, 2014

O filme Guardiões da Galáxia é uma grande aposta da Marvel Studios, pois seus personagens não são conhecidos do grande público. Descubra quem são esses heróis.

 

Marvel Super-Heroes # 18Os Guardiões da Galáxia são um supergrupo da Marvel Comics, criado por Arnold Drake (que também deu vida à Patrulha do Destino, na DC Comics) e Gene Colan, na revista Marvel Super-Heroes # 18, em janeiro de 1969.

Durante algumas décadas, os personagens foram coadjuvantes, sem revistas próprias, aparecendo em aventuras do Coisa (no título Marvel-Two-in-One), Defensores, Thor, Homem-Aranha e Vingadores. Em muitas aventuras, o principal inimigo da equipe eram os alienígenas reptilianos da Irmandade Badoon.

O grupo original (que apareceu em Marvel Super-Heroes # 18) era composto pelo Major Vance Astro (também conhecido como Major Victory), o único humano do grupo; Martinex T’Naga, um humanoide cristalino criado artificialmente; Capitão Charlie-27, de Júpiter; e Yondu Udonta, um zatoano do planeta Centauri IV. O grupo atuava no Século 31 e diversas de suas aventuras envolvem viagens no tempo.

Depois se juntaram ao grupo Nikki e Starhawk. Os Guardiões da Galáxia ajudaram os Vingadores na luta contra Korvac, numa das grandes sagas da equipe.

Os personagens ganharam revista própria na década de 1990, com enredo e desenhos de Jim Valentino. O título durou 62 edições, mas poucas dessas aventuras foram publicadas no Brasil.

Diversos novos membros surgiram nessa fase, como Aleta Ogord, Senhor do Fogo (um dos arautos de Galactus), Replica (um skrull), Talon (um inumano) e Jaqueta Amarela II (a vilã humana Rita DeMara).

Mas os heróis desse período não são os mesmos que serão vistos no filme.

A equipe do longa-metragem é composta por Peter Quill, que prefere ser conhecido como Star-Lord, Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot. Esse grupo só foi formado em 2008, durante o crossover Aniquilação, embora todos os personagens já existissem.

Star-Lord foi criado em janeiro de 1976, por Steve Englehart e Steve Gan, na revista Marvel Preview # 4. Ele é um astronauta humano, cuja mãe foi assassinada por alienígenas e se tornou um super-herói estelar com a ajuda da entidade cósmica Mestre Solar. Ficou mais conhecido por diversas aventuras escritas por Chris Claremont e ilustradas por John Byrne e Terry Austin, a maioria delas publicadas no Brasil em formatinho, pela Editora Abril.

Guardians of the Galaxy # 1, de 1990Guardians of the Galaxy - Tomorrow's Avengers

Em 2006, o personagem foi reintroduzido ao Universo Marvel no crossover Aniquilação, e em 2008 ganhou a minissérie Annihilation – Conquest – Star-Lord, com texto de Dan Abnett e Andy Lanning e arte de Timothy Green II.

No filme, Peter Quill será interpretado por Chris Pratt.

Após esse crossover, Star-Lord e seus colegas estrelaram a revista Guardians of the Galaxy, que durou 25 edições e teve o enredo finalizado na série Thanos Imperative. Um novo título dos heróis, do selo Marvel Now, foi publicado em 2013, com participação da heroína Angela, de Neil Gaiman (aquela que foi criada para a revista Spawn e que durante anos foi foco de uma disputa judicial entre Gaiman e Todd McFarlane).

Gamora surgiu como uma vilã nas histórias de Adam Warlock, em Strange Tales # 180, publicada em junho de 1975, com roteiro de Jim Starlin. Ela é uma alienígena da espécie Zen Whoberi, raça que foi exterminada pela Irmandade Badoon. Nos quadrinhos, foi criada por Thanos como uma assassina cujo propósito era matar Magus, a versão maléfica de Adam Warlock.

Após a série Warlock, Gamora aparecia ocasionalmente sempre que Thanos surgia para destruir o Universo. Ela se tornou presença mais regular na Marvel após os eventos de Aniquilação.

A atriz Zoe Saldaña, de Avatar, Os Perdedores e Em busca de vingança (Colombiana), fará o papel da assassina no cinema.

Drax, o Destruidor, surgiu em Iron Man # 55, em fevereiro de 1973. Foi criado por Mike Friedrich e Jim Starlin. Seu único propósito inicialmente era a vingança. O personagem é um humano que desejava a destruição de Thanos, que exterminou sua família. Seu nome verdadeiro é Arthur Douglas, e ele é pai de Heather Douglas, a heroína Serpente da Lua (Moondragon).

Quem o transformou em Drax foram os Deuses de Titã, Kronos e Mentor, que precisavam de um guerreiro para enfrentar Thanos. Essa história faz parte da Saga de Thanos, e envolve o cubo cósmico, os heróis de Titã (Mentor, Starfox e Serpente da Lua), o Homem de Ferro, Capitão Marvel e os Vingadores.

Inicialmente, o personagem era muito forte e soltava raios cósmicos das mãos. Mais tarde, seus dons foram modificados e ele perdeu parte do seu intelecto, embora tenha se tornado ainda mais poderoso. Em 2006, Keith Giffen e Mitchell Breitweiser o recriaram na minissérie Drax The Destroyer, que faz parte do prólogo de Aniquilação.

É essa versão que será usada no filme. Drax será interpretado pelo lutador Dave Bautista que, com 1,98m de altura, tem o porte físico ideal para o papel.

Drax The Destroyer # 4Gamora e Ronan, na capa de Ronan # 3

Rocket Raccoon é um daqueles personagens bem obscuros da Marvel. Ele é um guaxinim antropomórfico falante e surgiu em 1976, em Marvel Preview # 7. Foi criado por Bill Mantlo e Keith Giffen, inspirado na canção dos Beatles, Rocky Raccoon.

Após a estreia, foi visto numa aventura do Hulk (The Incredible Hulk # 271), de 1982, e ganhou uma minissérie de quatro partes, em 1985, com texto de Mantlo e arte de Mike Mignola, que ainda estava na fase inicial de sua carreira.

Depois disso, Rocket só teve mais duas aparições (em Quasar # 15, de 1990; e em três edições de Sensational She-Hulk, publicadas em 1992) antes de retornar em 2006, numa aventura dos Exilados.

O seu retorno definitivo ocorreu em 2007, no crossover Aniquilação. No cinema, ele será feito em CGI, com voz do ator Bradley Cooper.

Groot é o mais antigo dos personagens do grupo. Ele surgiu em Tales to Astonish # 13, revista publicada em novembro de 1960, antes da criação do Quarteto Fantástico (evento que marca o surgimento da Marvel moderna), e seus “pais” são Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers.

Ele é um monstro vegetal extraterrestre que, em sua primeira aventura, é descrito como “O Monarca do Planeta X”. Antes de Aniquilação, apareceu poucas vezes no Universo Marvel, em títulos como The Incredible Hulk Annual # 5, de 1976; Sensational Spider-Man Minus 1, de 1997; e em 2006, na minissérie Nick Fury’s Howling Commandos.

A sua volta efetiva ocorreu em Annihilation – Conquest – Star-Lord. Assim como Rocket Raccoon, no filme ele será uma animação computadorizada, com voz de Vin Diesel.

Aniquilação - Starlord Rocket Raccoon

Guardiões da Galáxia, o filme, também incluirá outros personagens cósmicos, como Yondu, Colecionador, Nebula, Korath, Ronan e Thanos.

Yondu – um dos Guardiões Originais – será interpretado por Michael Rooker.

Korath (Korath, The Persuer, nas HQs) e Ronan, o acusador, são krees. No filme, eles serão aliados de Thanos. Korath será interpretado por Djimon Hounsou e Ronan por Lee Pace.

Nos quadrinhos, o Colecionador (cujo nome verdadeiro é Taneleer Tivan) é um dos Anciões do Universo, e um dos detentores de uma das seis joias do Infinito – a amarela, que lhe concede poderes sobre a realidade. No cinema, foi interpretado por Benício del Toro, num dos epílogos de Thor – O Mundo Sombrio, papel que reprisará em Guardiões da Galáxia. Ele terá como assistente a atriz Ophelia Lovibond.

O papel de Nebula será de Karen Gillan. Nos quadrinhos, a personagem afirma ser a neta de Thanos. Na película, será uma assecla de Thanos e atuará em conjunto com Ronan.

Além desses personagens, a Corporação Nova também estará presente com vários personagens, como John C. Reilly, no papel de Rhomann Dey; Glenn Close, como Nova Prime Rael (a líder da corporação); e Peter Serafinowicz, como um oficial Nova.

Nas HQs, foi o Xandariano Rhomann Dey que transformou Richard Rider – que até o momento não será visto no filme – no super-herói Nova.

Thanos também participa do longa, embora a presença do ator Damion Poitier (que interpretou o vilão visto brevemente no final de Os Vingadores) não esteja confirmada.

Guardiões da Galáxia foi dirigido por James Gunn estreará em 1º de agosto.

Sérgio Codespoti não é um mochileiro das galáxias mas tem um amigo que se chama Uatu e conhece alguns segredos cósmicos.

• Outros artigos escritos por

.