A trajetória do Homem-Aranha nos quadrinhos

Por Sérgio Codespoti
Data: 29 abril, 2014

Os uniformes

O uniforme negro surgiu em Secret Wars # 8O tradicional uniforme azul e vermelho do Homem-Aranha, criado em 1962, foi substituído pela primeira vez em maio de 1984, quando Peter Parker volta das Guerras Secretas com uma roupa preta com uma aranha branca estampada no peito, sem saber que se tratava, na verdade, do alienígena simbionte que posteriormente criaria um vínculo com Eddie Brock e viraria o vilão Venom.

Após essa descoberta, o herói ganhou um uniforme idêntico, feito por sua namorada, a Gata Negra. Entre 1984 e 1988, Peter alternou bastante entre os dois trajes.

No Brasil, como a cronologia do personagem estava defasada, a Abril publicou a minissérie Guerras Secretas com diversas alterações em relação às edições norte-americanas, e uma delas foi fazer o “Cabeça de Teia” voltar a usar o uniforme tradicional na revista de linha do personagem até o ponto que as histórias sincronizaram com o crossover. Sim, foi tudo redesenhado.

A ideia do uniforme negro foi de Randy Schueller, um fã do Homem-Aranha, na época com 22 anos, que participou de um concurso promovido pela Marvel para artistas e escritores principiantes.

Schueller propôs a roupa preta e com uma aranha vermelha no peito, similar ao design da Vespa, criado pelo Sr. Fantástico, e feito com moléculas instáveis, o que daria ao herói alguns poderes extras. Jim Shooter gostou do conceito básico e comprou a ideia por 220 dólares, em agosto de 1982. O enredo da mudança e o próprio uniforme foram bastante modificados antes de a trama ser publicada.

Durante a Saga do Clone (1994 – 1996), Benjamin Reilly assume a identidade do herói com um novo uniforme, o do Aranha Escarlate (Scarlet Spider), cujo visual foi criado por Tom Lyle. Depois, Mark Bagley bolou uma versão modificada da roupa original, quando Reilly assumiu a identidade heroica do Homem-Aranha, abandonada por Peter. Este uniforme estreou quando Dan Jurgens passou a escrever The Sensational Spider-Man.

Aranha Escarlate surgiu em Web of Spider-Man # 118 Ben Reily, assume identidade do Homem-Aranha em The Sensational Spider-Man # 0

No crossover Crise de Identidade – publicado em 1998, ligando as quatro revistas do “Amigão da Vizinhança” (Amazing Spider-Man, Sensational Spider-Man, Peter Parker – Spider-Man e The Spectacular Spider-Man), e sem nenhuma relação com a minissérie de mesmo nome da DC Comics –, o Homem-Aranha é acusado de matar um bandido e usa as novas identidades para limpar seu nome e resolver o assassinato.

Parker assume quatro novas identidades, cada uma com um uniforme diferente: Ricochete, Vespa, Prodígio e Sombra. Depois, quatro adolescentes adotaram esses uniformes e ganharam revista própria, Slingers, que teve 12 edições.

O Aranha de Ferro (Iron Spider) foi usado durante a saga Guerra Civil. Esse uniforme, vermelho e dourado, foi desenvolvido por Tony Stark e usado pela primeira vez em The Amazing Spider-Man # 529. O visual foi criado por Joe Quesada, com base num esboço de Chris Bachalo.

Homem-Aranha - Crise de identidade Aranha de Ferro

Além desses, o personagem também usou outros trajes e disfarces, incluindo até um saco de papel na cabeça, que serviu como máscara e tinha dois buracos no lugar dos olhos.

A última mudança aconteceu quando Peter Parker trocou de corpo com o vilão Dr. Ocotpus, que assumiu a identidade do herói e usou uma variação da roupa clássica e ficou conhecido como Homem-Aranha Superior.

Homem-Aranha tenta entrar para o Quarteto Fantástico

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

• Outros artigos escritos por

.

  • Judd Cruz

    Dá prazer ler um texto assim, parabéns pelo ótimo trabalho! O homem aranha é definitivamente o herói mais humano e popular de todos e pra mim tem a melhor trajetória de vida entre todos os heróis.