Avec Editora publicará antologia que resgata histórias de O Judoka

Por Samir Naliato
Data: 29 outubro, 2018

A Avec Editora anunciou a publicação de O Judoka, por FHAF, edição que resgata história do personagem produzidas por Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF.

O lançamento está marcado para novembro, numa tiragem limitada voltada para colecionadores. A noite de autógrafos será em 29 de novembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo/SP, como parte de eventos paralelos da exposição Quadrinhos.

A edição terá cada dura, 192 páginas e impresso em papel Pólen 80g/m².

O projeto começou como uma campanha de financiamento coletivo por Francisco Ucha, e acabou ganhando o apoio da Avec para o lançamento.

Em maio de 1970, foi lançada a sétima aventura em quadrinhos de um personagem que marcou época e a infância de milhares de fãs dos quadrinhos nacionais: chegava às bancas a aventura A Caçada, de O Judoka, Um Herói Brasileiro, personagem publicado mensalmente pela revista de mesmo nome, lançada pela Editora Brasil-América – Ebal.

Era a primeira história escrita e desenhada por um desenhista desconhecido até então: Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF. Ao imprimir ao personagem agilidade cinematográfica e enquadramentos inusitados, ele chamou a atenção dos leitores, da crítica especializada e de estudiosos dos quadrinhos, como Álvaro de Moya e Moacy Cirne. Moya, inclusive, levou os desenhos de FHAF para uma exposição no Congresso Internacional de Quadrinhos de Lucca, na Itália, em 1971.

Nos seis números anteriores do título, dois ótimos desenhistas se revezaram para dar forma ao personagem: Eduardo Baron e Mario Lima. Mas foi Floriano Hermeto que realizou mudanças importantes, dando consistência ao roteiro, além de fazer uma releitura da estrutura visual das histórias.

O Judoka, por FHAF

 

 

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Marcelo Garcia

    Por gentileza, ja tem o valor que será cobrado? Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro ou de outra cidade? Meu pai era colega de trabalho dele no Rio de Janeiro. Esse eu vou querer comprar. Abraços a todos.

  • Alessandro Souza

    Ok, Samir, muito bom. Mas seria interessante saber por anda esse cabra hoje em dia.

  • Stephan

    Seria interessante se voltassem a publicar esse personagem, ainda que de forma independente.

  • Jáder de Oliveira

    Seria bom se fizessem o mesmo pelas HQ’s da Velta.

  • Marcelo Garcia

    Fui colega de sala da filha dele Lívia no colégio Andrews.