Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Detalhes do livro O Sistema dos Quadrinhos, de Thierry Groensteen

12 agosto 2015

Como noticiado ontem pelo Universo HQ, 22 livros teóricos sobre histórias em quadrinhos serão lançados ao mesmo tempo nas 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, congresso acadêmico que vai de 18 a 21 de agosto deste ano, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Um deles é O Sistema dos Quadrinhos (acabamento brochura, 184 páginas, R$ 45,00), escrito pelo pesquisador francês Thierry Groensteen e com tradução de Érico Assis. O lançamento é da Marsupial Editora.

Lançado na França em 1999, é considerado um dos mais importantes livros acadêmicos sobre quadrinhos na Europa.

As histórias em quadrinhos consistem em um modo de expressão sequencial caracterizado pela justaposição de imagens solidárias. Nelas, a condução da narrativa (a decupagem) e o gerenciamento do espaço (o layout) são duas operações indissociáveis, que estão em determinação mútua e constante. Este livro propõe uma nova análise dos fundamentos da linguagem das HQs a partir da descrição minuciosa de suas unidades constitutivas, explicando cada um de seus mecanismos de produção de sentido.

Analisados em ritmo progressivo e sempre com um viés pedagógico, O Sistema dos Quadrinhos cria a base para uma reflexão sobre a própria natureza do meio. É um sistema que se apoia tanto na estética quanto na semiótica e, embora não deixe de lado as funções do verbal, estabelece a primazia do visual no discurso do quadrinho. Transpassando as particularidades da nona arte, ele também ilumina o tema mais geral que é a leitura da imagem, pensada sucessivamente como um enunciável, um descritível e um interpretável.

O livro está em pré-venda, com desconto e frete grátis para todo o Brasil, na loja virtual da Marsupial Editora.

O Sistema dos Quadrinhos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA