Confins do Universo 202 - Guerras Secretas: 40 anos depois
OUÇA
Notícias

Disney define regras para validade do universo expandido de Star Wars

29 abril 2014

StarWarsHeirToTheEmpireA saga Star Wars é amplamente conhecida não apenas pelos seus seis filmes, mas também por diversos produtos relacionados, como livros, quadrinhos, games, animações e  colecionáveis. Todo esse material derivado dos longas-metragens é chamado de Universo Expandido.

São mais de 30 anos de histórias feitas para ampliar e continuar as aventuras dos personagens e temas criados por George Lucas. E todas elas, a princípio, fazem parte da cronologia oficial de Star Wars.

Ou faziam.

A Disney anunciou que o Universo Expandido não pode mais ser considerado como histórias da cronologia oficial de Star Wars. Os únicos materiais que os fãs devem considerar como cânone e acontecimentos imutáveis são os seis episódios do cinema e mais a série animada Star Wars – The Clone Wars, pois esses são os que tiveram o envolvimento direto de George Lucas.

Com a aquisição da saga pela Disney e o anúncio de novos filmes, foi criado um grupo de autores que coordenarão o desenvolvimento criativo da saga, sob supervisão de Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm.

“Temos uma programação sem precedente para novos produtos, envolvendo Star Wars. Além dos filmes, continuaremos com as aventuras em videogames, livros, quadrinhos e outros novos formatos que estão emergindo. Essa futura narrativa interconectada permitirá aos fãs explorar mais a fundo essa galáxia”, afirmou Kennedy.

A definição serve também para dar liberdade criativa aos realizadores dos novos filmes, como o diretor J.J. Abrams, e manter o elemento de surpresa para os espectadores. Assim, Star Wars – Episódios VII, VIII e IX não contarão a mesma história pós-O Retorno de Jedi do Universo Expandido, como chegou a ser especulado.

Entretanto, tal decisão não impede que o estúdio use elementos criados em outras mídias no passado para desenvolvê-los dentro desta cronologia oficial que começa a ser delineada.

Star Wars – Episódio VII chegará aos cinemas no dia 18 de dezembro de 2015.

A Marvel voltará a publicar os quadrinhos da saga a partir do próximo ano.

Veja abaixo um vídeo divulgado pela Lucasfilm a respeito deste assunto.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA