Editora Figura estreia com clássico de Sergio Toppi

Por Samir Naliato
Data: 1 abril, 2016

Sharaz-De – Contos de As Mil e uma NoitesA editora Figura estreia no mercado editorial brasileiro com Sharaz-De, obra do ilustrador mestre dos quadrinhos italianos Sergio Toppi.

De acordo com a própria editora, a proposta de suas publicações é, fundamentalmente, dedicada à imagem, seja em forma de ilustrações, quadrinhos, fotos ou pinturas. “Lançar livros para o fascínio dos olhos e da alma é a nossa meta”, afirma o editor Rodrigo Rosa. “Por isso que Toppi nos representa tão bem nessa largada: ele é o tipo de artista ao qual é impossível ficar indiferente, tal a originalidade e a beleza de sua obra.”

Foi nas páginas de Sharaz-De, publicada a partir de 1979, que Toppi consolidou seu estilo e rompeu com os padrões da narrativa dos quadrinhos da época.

A obra apresenta vários contos baseados em Mil e uma Noites, explorando a bárbara sociedade na qual o sobrenatural é a única solução para a injustiça. Sharaz-De (ou Sherazade, como é conhecida por aqui) é refém de um Rei cruel e déspota, e toda noite é obrigada a contar histórias para o seu mestre a fim de continuar viva.

Sharaz-De – Contos de As Mil e uma Noites (formato 21 x 29,7 cm, 160 páginas, capa dura, R$ 79,90) já está em pré-venda na página da Figura no Facebook , com desconto de 15% por tempo limitado e frete grátis para os 30 primeiros compradores.

Essa será uma das raras oportunidades de os leitores brasileiros verem uma obra de Sergio Toppi, cujos trabalhos, infelizmente, não costumam sair aqui no País. Uma das mais notórias exceções foi O Homem do Nilo, história que saiu na primeira edição da coleção Um homem / uma aventura, da Ebal, há quase 40 anos, em 1978.

Sérgio Toppi é também um dos entrevistados do livro Universo HQ Entrevista.

A informação do lançamento de Sharaz-De havia sido adiantado no podcast Confins do Universo 011 – Quadrinho Europeu.

Clique na galeria abaixo para ampliar um preview da obra.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Douglas Coelho

    Chegou chegando!

  • marcio coelho

    Caramba! Que ótima notícia! Venho pensando em importar algo do Toppi a algum tempo. É um dos mestres q muito admiro. A hora é essa!

    • Dimas Mützenberg

      Pois é. Eu adquiri justo esse Sharaz-De na Amazon uns anos atrás. Espero que essa seja uma porta aberta pra outras publicações nacionais dele.

  • Marcio coelho

    Material impressionante! Um artista na plenitude de sua arte. A arte é soberba e o que parecia serem contos ilustrativos, ou ilustrados, funciona de uma forma que o texto complementa as ilustraçõoes. Um casamento perfeito. O único senāo foi que o meu exemplar veio muito maltratado quando o recebi em casa. Capa e contracapa com vincos e pontas amassadas!