Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Faleceu, aos 77 anos, o cartunista e quadrinhista Renato Canini

31 outubro 2013

Renato CaniniFaleceu ontem, 30 de outubro, aos 77 anos, o quadrinhista e cartunista Renato Canini, um dos grandes nomes do traço brasileiro.

O gaúcho Canini trabalhou em revistas como Recreio, Pasquim, Pancada, além de ser um dos grandes artistas a ter trabalhado na linha Disney, conhecido especialmente por sua passagem marcante com o personagem Zé Carioca, com o qual atuou como desenhista e roteirista.

Também fez sucesso com as tiras do impagável Dr. Fraud e é lembrado pela criação do Zé Candango, este último quando participou de uma cooperativa criada para publicar histórias em quadrinhos brasileiras.

Em 2005, a Editora Abril lançou uma edição de Mestres Disney dedicada ao trabalho de Canini. Na época que trabalhou com o Zé Carioca, apesar de haver certa padronização da arte de quem trabalhava com a Disney, ele conseguiu imprimir seu divertido estilo pessoal, fazendo com que suas HQs fossem facilmente reconhecidas.

Ele também criou o impagável Kactus Kid, uma paródia aos quadrinhos de faroeste, por meio de um dono de funerária que colocava uma peruca, fazia um furinho no queixo e virava o galante, temido e algo atrapalhado Kactus Kid, publicado na extinta revista Crás, da Editora Abril. O personagem deu forma ao Troféu HQMix do ano de 2007.

Mas a criação que era sua grande paixão, como afirma no livro Tibica – O Defensor da Ecologia (Editora Formato), era mesmo o indiozinho Tibica, criado para o projeto Tiras da Editora Abril, em 1978.

Nessas tiras, trabalhando sua arte de diferentes maneiras, sempre com muita criatividade, é possível notar, por meio de um humor elegante e sempre inteligente, o inconformismo do autor com as atitudes do homem com a natureza e com as mazelas sociais.

Dentre alguns dos prêmios que recebeu, estão o HQ Mix, o Angelo Agostini, e foi eleito o primeiro Mestre Disney brasileiro, além de ter sido homenageado pelo FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, em 2009.

No ano passado, Canini lançou o livro Pago pra ver, coletânea de cartuns, desenhos e ilustrações tendo como tema o pampa e o gaúcho – confira o vídeo que o jornal Zero Hora fez por ocasião deste lançamento.

Educado, atencioso com seus fãs e extremamente talentoso, o autor fará muita falta. Sem filhos, Canini deixou a mulher, Maria de Lourdes.

O Universo HQ entrevistou Canini no inicio dos anos 2000, relembre clicando aqui.

Zé Carioca de Renato CaniniKactus Kid, de Renato Canini
Tibica, de Renato Canini
Dr. Fraud, de Renato Canini

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA