Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

O Festival Ugra Fest – Quadrinhos e Publicações Independentes está de volta

13 junho 2017

Um dos principais eventos de quadrinhos e publicações independentes de São Paulo está de volta. O Ugra Fest – Quadrinhos e Publicações Independentes será realizado entre os dias 8 e 9 de julho de 2017, no SESC Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000, próximo ao Metrô Belém), em São Paulo/SP, com entrada gratuita para todas as suas atividades.

Esta é a sexta edição do evento, que nasceu como Ugra Zine Fest, em 2011. Além da feira com dezenas de expositores, o festival terá quatro oficinas, quatro palestras, quatro debates, duas exposições e atividades para crianças. A arte do cartaz do é assinada pelo paraibano Shiko (Lavagem , Piteco – Ingá).

O evento trará duas exposições: Marcatti 40 é uma homenagem às quatro décadas de carreira do mais icônico autor de quadrinhos independentes do Brasil. A mostra reunirá 40 interpretações do personagem Fráuzio, o mais conhecido personagem de Marcatti, cada uma delas assinada por um artista brasileiro. A outra mostra é o Panorama Nacional de Zines e Publicações Independentes, um retrato da produção impressa independente contemporânea no País.

O bate-papo O Legado de Toninho Mendes e da Circo Editorial fará uma homenagem à lenda do mercado editorial brasileiro, falecido em janeiro de 2017. A conversa terá como debatedores os quadrinhistas Laerte, Luiz Gê, Fernando Gonsales e Franco de Rosa e será mediada pelo editor e criador do prêmio HQMix, Gualberto Costa.

O festival também vai tratar da repercussão do conturbado cenário político brasileiro nas HQs nacionais. O debate Quadrinhos para Momentos de Turbulência: Abordagens Políticas na HQ Brasileira Contemporânea reunirá os quadrinhistas Diego Gerlach, Ricardo Coimbra, Fabiane Langona e Rafa Campos Rocha em uma conversa sobre como a política é representada nos quadrinhos e como estes podem influenciar no debate.

Confira aqui a programação completa.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA