Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

A história de Scott Cranford, o Super-Homem de Metrópolis

1 julho 2008

Scott Cranford como SupermanNos anos 2000 a 2007, o ator Scott Cranford, de 40 anos de idade, ficou conhecido como o Super-Homem oficial de Metrópolis, cidade norte-americana homônima daquela onde vive o personagem dos quadrinhos e na qual, há três décadas, acontece anualmente o maior evento festivo dedicado a uma criação dos gibis, o Superman Celebration.

Mais do que uma figura ilustrativa que servia de embaixador da festa e atração para fotos com os visitantes do evento, Cranford encarnou o personagem de uma forma que seu nome se confundiu com o do Super-Homem e sua personalidade foi gradativamente moldada de acordo com os princípios do herói das revistas em quadrinhos.

É o que conta o livro The Heroic World of Scott Cranford (O Mundo Heróico de Scott Cranford - Heroic World Press, US$ 19.95), com lançamento previsto para este semestre, nos Estados Unidos.

Com textos de Brian K. Morris e fotos de Steve Stanley, o livro narra a história de vida e carreira do artista, mostrando como um fã de longa data se tornou a contraparte de um dos maiores heróis da cultura pop; como suas mensagens se propagaram pelos Estados Unidos; de que forma se preparou para as mudanças físicas e emocionais que enfrentou na pele do personagem; e outras revelações.

A fama do Super-Homem da vida real percorreu a América, onde o ator fez de sua nova condição uma missão pela qual tem peregrinado por escolas, hospitais e orfanatos levando mensagens positivas às crianças. Seus admiradores também costumam encontrá-lo em algumas das muitas convenções de quadrinhos realizadas nos Estados Unidos.

Com essa linha de ação, Cranford foi a outros países, a convite de entidades privadas e governamentais. Em 2004 e 2006, chegou a visitar diversas bases militares norte-americanas na Europa, para entreter os filhos dos soldados que estavam servindo no Iraque e no Afeganistão.

Apaixonado por quadrinhos, ele não limita sua relação com a nona arte à transformação no Super-Homem. Afinal, além de ter feito pontas nos três filmes do Batman lançados na década de 1990, Cranford mantém o site Heroic World - considerado pela revista Wizard dos Estados Unidos o mais "descolado" do gênero -, em que publica notícias sobre HQs, escreve e desenha tiras protagonizadas por seus próprios personagens (todos super-heróis) e exibe os curtas-metragens que produz e dirige.

Neste ano, o Superman Celebration elegeu um novo Homem de Aço para representar a festa temática. O público visitante deu mostras de aprovação, a julgar por reportagens publicadas em vários jornais online, destacando o carisma do jovem Josh Boultinghouse.

Mas, para os muitos fãs que não cansam de expressar seu apreço em sites, blogs e listas de discussão, Scott Cranford deverá continuar sendo o "verdadeiro" Super-Homem, por toda a repercussão que gerou além da fronteira de Metrópolis.

The Heroic World of Scott Cranford

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA