Confins do Universo 200 - 200 episódios depois, o que mudou?
OUÇA
Notícias

Lançamento da Veneta reúne HQs eróticas da época da ditadura

2 outubro 2015

Além de Viva a Revolução!, de Robert Crumb, a Editora Veneta está preparando mais um lançamento.

Afrodite - Quadrinhos Eróticos (formato 15,5 x 23 cm, 112 páginas, R$ 54,90) reúne quadrinhos eróticos publicados no Brasil na década de 1970, durante um dos períodos políticos mais conturbados de nossa história.

Em 1978, em plena ditadura militar, um grupo de desenhistas e poetas reuniu-se em Curitiba/PR para produzir histórias em quadrinhos eróticas. Dentre eles, estavam quadrinhistas veteranos como Flávio Colin (leia aqui a entrevista dele), Júlio Shimamoto, Claudio Seto e, nos roteiros, o casal de poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz, que enfrentaram a censura com tramas cheias de um erotismo libertário, feminista e escandaloso.

Essas HQs foram um grande sucesso nas bancas de todo o País, até que a censura apertou o cerco contra sua editora, a Grafipar. Então, foram esquecidas. Agora, mais de 30 anos depois, elas são reunidas neste livro.

Para saber mais sobre a relação entre quadrinhos e ditadura militar, leia esta matéria.

Ouça também o nosso podcast Confins do Universo 002 - A censura nos quadrinhos para conhecer as batalhas que autores e editoras travaram ao longo das décadas contra interferências externas e órgãos regulatórios.

Afrodite - Quadrinhos Eróticos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA