Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Notícias

Lançamento de Capitão Rapadura 40 Anos reúne autores e criador

4 dezembro 2013

Capitão Rapadura 40 AnosNo último dia 30 de novembro, aconteceu em Fortaleza o lançamento do álbum Capitão Rapadura 40 Anos. O evento foi realizado na Livraria Cultura e contou com a presença de diversos autores e o criador do personagem, o cartunista Mino.

O autor e editor Luís Carlos Sousa e o quadrinhista Daniel Brandão participaram da sessão de autógrafos, juntamente com Mino. Compareceram ainda Falex Vidal, João Belo Júnior, Júlio Belo, Cival Einstein, Fernando Lima, Kaléo Mendes, Robson Albuquerque e Zé Wellington.

Durante o bate-papo, no auditório da livraria, Mino leu, emocionado, uma carta de agradecimento ao álbum. Nela, ele afirmou que policiais, bombeiros e médicos, profissionais que salvam as pessoas da morte ou garantem a segurança de todos, são heróis. Entretanto, super-heróis são os garis, professores, pais e mães que fazem mais por menos o tempo todo, dando quase tudo de si para garantir o futuro das próximas gerações.

O evento contou ainda com o lançamento dos livros Liz, de Daniel Brandão, e Brincadeiras de Sol e Mar, livro de poemas de autoria de Flávio Paiva, com ilustrações de Mino.

Destaque ainda para a presença do Fórum de Quadrinhos do Ceará, grupo idealizador de Capitão Rapadura 40 Anos, e o comentado crescimento do mercado cearense de quadrinhos, que conta com diversas produções nos últimos anos.

A edição comemora quatro décadas de sua criação, surgida em 1973, nas páginas da revista Almanaque Mino. Em sua primeira história, o super-herói cearense, cuja fonte de poder é a rapadura, satirizava os buracos nas ruas de Aldeota, principal bairro de Fortaleza. Após vários anos sem ser publicado, retornou na década de 1990, no fanzine Manicomics, com histórias feitas por Daniel Brandão, JJ Marreiro, Geraldo Borges e Valdijunio Rodrigues. Entre 2003 e 2006, teve tiras em quadrinhos no jornal Diário do Nordeste e, em 2011, ganhou um blog, em que são republicados materiais clássicos.

Capitão Rapadura 40 Anos pode ser adquirido no blog oficial do personagem.

As fotos desta nota foram tiradas por Falex Vidal, artista do grupo The Comics Cafe.

Mino e Luís Carlos

Daniel Brandão com sua filha, Liz, e Flávio Paiva

Fila de autógrafos

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA