Salvat interrompe temporariamente a distribuição de suas coleções nas bancas

Por Samir Naliato
Data: 9 agosto, 2018

A editora Salvat anunciou, em suas redes sociais, que suspenderá temporariamente a distribuição de suas coleções em bancas de revistas, e ainda não há previsão para a situação ser regularizada.

Atualmente, são quatro coleções de quadrinhos em andamento com periodicidade quinzenal: A coleção oficial de graphic novels Marvel, Os heróis mais poderosos da Marvel, A coleção definitiva do Homem-Aranha e Tex Gold.

Outra coleção também estava programada para este semestre, chamada A Espada Selvagem de Conan.

Apesar de não entrar em detalhes sobre a razão da paralisação, apenas afirmando ser “por motivos alheios à editora”, este é mais um capítulo da atual crise que envolve o mercado editorial brasileiro. A única distribuidora de bancas de revistas é a Total, que pertence ao Grupo Abril.

.

.

Com as recentes notícias envolvendo a crise da Abril e sua tentativa de reestruturação – incluindo o fim da publicação de revistas Disney, o cancelamento de diversos títulos (Cosmopolitan, Elle, Boa Forma, Mundo Estranho, Arquitetura, Casa Claudia, Minha Casa, Veja Rio e Bebe.com) e a transferência de comando do grupo para a empresa de consultoria Alvarez & Marsal –, a divisão de distribuição também passa por momentos conturbados e dívidas.

A Salvat pretende resolver as questões o mais rápido possível. Por enquanto, os assinantes não devem ser afetados, e os próximos volumes serão analisados caso a caso, de acordo com as possibilidades para ficarem disponíveis no site da editora. O lançamento da coleção do Conan continua na programação.

Confira o comunicado oficial da Salvat abaixo.

Caros colecionadores,

Por motivos alheios à editora, a distribuição dos nossos títulos de bancas será pausada temporariamente. Estamos trabalhando para que as coleções retornem às bancas o mais rápido possível, e os avisaremos aqui na página quando o cronograma de entregas for restabelecido.

Sabemos o quanto essa notícia é frustrante para todos, e agradecemos imensamente a paciência e compreensão de todos vocês. Saibam que estamos trabalhando arduamente para solucionar essa questão, e os manteremos atualizados das novidades.

• Outros artigos escritos por

.

.

.

  • Leonardo Brito Silveira

    Alguém sabe quando exatamente será disponibilizada a assinatura de Conan no site da Salvat?

    • Robert Roger Grosch Neto

      A assinatura está disponível desde o fim do ano passado. As edições estão programadas pra chegar aos assinantes a partir de outubro, sendo que as edições 1 e 2 foram enviadas há algum tempo, a editora queria que pelo menos algumas edições chegassem antes e isso ocorreu.

      • Leonardo Brito Silveira

        Tem certeza? Nunca encontrei a assinatura disponível no site, e tenho verificado já há meses.

        • Robert Roger Grosch Neto

          Acabei de conferir e você está certo, Leonardo. Eu assinei há muitos meses e achei que ainda estava disponível. Devem ter tirado do ar. Mal sinal, espero não ter problemas no cumprimento desse contrato.

  • Natanael Floripes

    Tem alguém que tinha de ser responsabilizado, chamado CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que é a autarquia que devia zelar pela concorrência no Brasil, mas aprovou a aquisição da então Fernando Chinaglia Distribuidora, que era a única concorrente da então DINAP (do Grupo Abril) pela Abril, criando um monopólio.

  • Alessandro Souza

    O fim se aproxima

    • Brontops

      Fim das bancas. Já me disseram que as bancas da Av.Paulista eram responsáveis pela metade das revistas no país. E, hoje em dia, o grosso dessas bancas da Avenida vendem mais brinquedos e salgadinhos do que propriamente revistas.

      • Alessandro Souza

        Pior que isso, meu amigo. É o fim dos quadrinhos mesmo. Muita gente acha que quadrinhos digitais são o futuro. Eu discordo. Não acho que alguém vá ler quadrinhos em um tablet se pode assistir uma animação 3D. Quadrinhos estão fadados ao desaparecimento.

    • Bean

      A esses precos ai e a colecao que nunca acaba aí fica difícil…. Por isso ainda prefiro a Panini que apesar de ter aumentado o valor dos encadernados ainda tem preços melhores e não tem coleção com numeração fixa e essa palhaçada de lombada. Essa salvat quer tentar manter o fã escravo a todo o custo com coleções sem fim com expansão atrás de expansão. Por isso que não financio esta merda…

  • eduardo vieira lima

    A assinatura do Conan sumiu do site, isso não é bom…

  • Balrog do alpha3

    Que horrorosa essa arte da lombada do Conan. Parece anúncio de supermercado. Poderia ser uma arte estilosa iguais as demais coleções

    • santos

      kkkk e isso é arte, parece anúncio de outdoor isso sim

  • Alexandre Floquet da Rocha

    Esse é o problema em se ter criado um monopólio na distribuição de revistas de bancas. E agora?

  • silas.

    Por aqui, no Recife, eu nunca encontrei um volume de Tex Gold à venda, desde que a coleção começou. Quinta-feira passada, eu até vi o primeiro encadernado numa banca, finalmente, mas de segunda mão e com um preço quatro vezes maior que o de lançamento.

  • dlm1982

    O grupo Abril pediu Recuperacão Judicial hoje. A Salvat já devia ter sido avisada.
    Chega a ser um absurdo um país como o Brasil depender de uma unica distribuidora.