A princesinha de Vader

Por Renato Félix
Data: 20 maio, 2016

A princesinha de VaderEditora: Aleph – Edição especial

Autor: Jeffrey Brown (roteiro e desenhos) – Originalmente em Vader’s Little Princess (2013).

Preço: R$ 32,90

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Julho de 2015

Sinopse

Darth Vader se divide entre seus planos de dominação da galáxia e a criação de seus dois filhos, Luke e, em especial, a voluntariosa Leia.

Positivo/Negativo

Nesta sequência de Darth Vader e Filho, Jeffrey Brown foca seus cartuns no relacionamento entre o vilão da trilogia original de Guerra nas Estrelas e sua filha.

Naturalmente, a piada já começa no fato de que, na trama dos filmes, Vader e Leia só descobrem seu parentesco quando ela já é adulta.

Então, o álbum (como o anterior) brinca com essa ideia de paternidade impossível na própria série do cinema. Subverte sem cerimônia a trama original e faz uma releitura surpreendente de um dos maiores vilões da sétima arte.

Mas há diferenças entre os álbuns. Enquanto Luke era mostrado sempre com quatro anos, Leia aparece de garotinha a adolescente. Vader precisa lidar, então, não apenas com uma criança, mas com a vontade de independência da filha quase adulta.

O humor volta a combinar típicas situações entre pai e filhos e brincadeiras com situações e diálogos dos filmes tirados de contexto. O traje de escrava que Leia é obrigada a usar em O Retorno de Jedi (1983) aqui se torna uma roupa curta da moda, que desagrada ao paizão conservador.

Algumas das melhores cenas mostram o constrangimento de Vader com seu trabalho cruel quando Leia deseja saber melhor o que o pai faz para viver. Outras são do namoro entre Leia e Han Solo – a quem Vader pouco sutilmente ameaça com o congelamento em carbonita, enquanto batem um papo.

O álbum repete o equilíbrio entre fofura e ótimo humor alcançado por Brown no volume anterior. Outro trabalho do autor lançado pela Aleph no Brasil é Academia Jedi. Mas há mais dois dessa série ainda inéditos por aqui: Goodnight, Darth Vader (2014) e Darth Vader and Friends (2015).

Com um novo filme da série Star Wars este ano e outro em 2017, não faltará gancho para a editora os colocar no mercado.

Classificação

4,0

.

Compre A princesinha de Vader aqui!

• Outros artigos escritos por

.