Diário de um Super – Episódios 1 a 3

Por Samir Naliato
Data: 22 janeiro, 2016

Diário de um Super - Episódio 1Editora: Social Comics – HQ online

Autor: Eric Peleias (texto e arte).

Preço: Grátis para assinantes

Número de páginas: 8 páginas por episódio

Data de lançamento: Janeiro de 2015

Sinopse

Super é um jovem cujo desejo é se tornar um super-herói, mas há um problema: em um mundo onde todas as pessoas possuem habilidades especiais, ele é justamente o único sem poderes. Assim, começa uma jornada para realizar seu sonho.

Positivo/Negativo

Em 2014, Eric Peleias lançou a HQ independente Eu, Super. A edição tinha um tom bem diferente de seu trabalho anterior, Ima – Sempre em frente, na qual contou a história de Júlia, uma mulher judia que precisou fugir da Áustria após a invasão da Alemanha nazista em 1938.

Eu, Super é mais voltada ao humor e brinca com o conceito de super-heróis ao mostrar um garoto que sonha em ser um defensor da justiça fantasiado, mas, no final, aprende que nem sempre é necessário vestir um disfarce para praticar boas ações. Toda a história é contada sem diálogos ou recordatórios.

Um ano e meio depois, o autor retorna ao personagem em Diário de um Super. Mais do que uma continuação serializada da obra anterior, Peleias fez algumas modificações no conceito original.

Super continua querendo se tornar um super-herói, mas agora vive em um mundo onde todas as pessoas são superpoderosas, com exceção dele próprio. Mas isso não o impedirá de realizar o seu sonho. Assim, o jovem aproveita todas as oportunidades possíveis para agir como um herói mascarado.

A temporada de estreia terá ao todo 12 episódios, cada um com oito páginas, sendo disponibilizados na plataforma de streaming de quadrinhos Social Comics, com periodicidade quinzenal. Ou seja, terá duração de seis meses.

O primeiro episódio, já disponível, mostra Super tentando novamente atuar como herói, e falhando. E é aí que as coisas começam a ficar mais interessantes.

No segundo capítulo, ele passa a ser treinado pelo misterioso Falcão Lilás, uma versão parodiada do Batman. E, no terceiro, conhece seu primeiro inimigo: o Espetaculoso.

Diário de um Super - Episódio 2Diário de um Super - Episódio 3

Nesses primeiros três capítulos, a história melhora a cada passo, com o autor introduzindo novidades interessantes. A passagem com o Espetaculoso é particularmente divertida, pois todas as conversas (sim, agora as histórias têm texto) acontecem de forma rimada.

Uma leitura leve e agradável para quem é fã de super-heróis, incluindo referências que os apreciadores do gênero não terão dificuldades em reconhecer. Nesses primeiros passos, a expectativa é saber se a trama continuará nesse crescente até o final.

Entretanto, a arte é inconsistente. Se no roteiro o autor mostrou poder contar histórias que variam do drama, como Ima, ao humor, como este Diário de um Super, os desenhos ainda são irregulares, e há um bom caminho a percorrer para amadurecer o seu traço. Isso pode ser sentido mesmo com o caráter de paródia do projeto.

Mas essa estreia tem uma importância maior do que pode ser visto nas páginas, pois é o primeiro de uma série de trabalhos exclusivos que o Social Comics pretende lançar ao longo do ano. Assim como a Netflix faz produções originais, o mesmo acontecerá aqui.

A empreitada é significativa para o mercado, pois é mais uma porta que se abre para novas obras e o fortalecimento do meio digital, além de expandir a possibilidade de projetos futuros com parceiros.

Além do mais, para quem é assinante do serviço, esses projetos são disponibilizados gratuitamente, sem a necessidade de pagamento extra. Mas vale ter mais atenção à revisão. Na história toda, por exemplo, superpoderes foi grafado “super poderes”.

Para o Social Comics é importante para atrair mais público, mas a iniciativa terá mesmo um impacto se as HQs disponibilizadas tiverem qualidade para fazer a diferença.

Classificação

3,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.