O Dobro de Cinco

Por Marcelo Naranjo
Data: 3 março, 2001

O Dobro de CincoEditora: Devir Livraria

Autores: Lourenço Mutarelli (Roteiro e desenhos)

Preço: R$ 19,00

Data de lançamento: 1999

Sinopse

As histórias policiais têm todo um charme característico, principalmente na figura dos detetives, homens sempre determinados, corajosos, inteligentes e perspicazes. Quer dizer, quase sempre…. Afinal, um detetive brasileiro tinha que ser diferente, certo? Conheça Diomedes: ele é destemido, sim. Corajoso também, e tem uma inteligência toda própria. Só não pode ser classificado como perspicaz, pois, normalmente, suas deduções são furadas. Além disso, o que esperar de um investigador que é traído pela esposa?

Este é o primeiro álbum de uma trilogia, escrita e desenhada pelo fantástico Lourenço Mutarelli. Na história, somos apresentados ao anti-herói Diomedes, um policial aposentado, sem dinheiro, de caráter duvidoso, que montou um escritório para atuar como detetive. Se bem que, chamar aquela pocilga de escritório, não deixa de ser um elogio. Ele é procurado para solucionar um caso que, acredita, vai deixá-lo cheio da grana: procurar e encontrar um mágico há muito desaparecido, conhecido como Enigmo. Mal sabe os problemas que vai encontrar no caminho…

Nessa busca, Diomedes vai encontrar personagens bizarros e dantescos, como um palhaço filósofo, o domador de leões drogado, um travesti que fará uma leitura detalhada e trágica de cartas de tarô, além de diversas outras surpresas, num circo abandonado e decadente. Ele também descobrirá que Enigmo pode ser muito mais do que pensava.

Positivo/Negativo

Ponto para o artista na caracterização dos personagens, todos muito bem construídos; e na trama, bem elaborada, com textos e desenhos bem entrelaçados, prendendo a atenção do primeiro ao último quadrinho. Destaque para a ótima seqüência de ação, no final da história. No momento em que você acabar o álbum, vai querer de imediato adquirir a continuação, O Rei do Ponto!

Classificação

5,0

• Outros artigos escritos por

.

.

.